quinta-feira, 5 de junho de 2008

Memória de Santarém - Por Lúcio Flávio Pinto

O dia-a-dia(1961)

*"Notícia sensacional para o público santareno" dava a direção do Cinema Olímpia: já comprara a aparelhagem e estava instalando o sistema Mexiscope, que podia exibir também filmes em Ultrascope.
O que significava melhor qualidade na imagem.
Em março, o Olímpia estreou essa nova aparelhagem com a exibição do filme do novo cinema alemão "As pernas de Dolores", uma comédia em "grandioso super-color Eastmancolor".

*Com a morte de Braz de Alcântara Rebelo, a Marques Pinto perdeu uma das "mais fortes colunas em que se firma a exponencial organização comércio-industrial", registrou o necrológio jornalístico.

* Metri Nicolau Neto presidiu a diretoria da Associação Comercial do Baixo Amazonas no biênio 1961-62, tendo Joaquim da Costa Pereira como vice-presidente. Nos outros cargos da diretoria ficaram Carlos Monteiro, Carlos Frias, Almeirindo Ferreira e Nautílio Veloso. Na assembléia geral, Alfredo Ferreira Coelho, João Vieira Cardoso e Otávio Queiroz. O conselho fiscal era integrado por Manoel Vieira Cardoso, Kofei Tuji e Nestor Orlando Miléo.

* Os motoristas de praça avisavam a instalação do telefone 517, pertencente à classe, que lhes permitia atender "qualquer pedido de transporte a qualquer hora do dia ou da noite, visto que haverá sempre à noite dois carros de plantão para qualquer eventualidade".

* A programação de aniversário do prefeito Ubaldo Corrêa, em 7 de abril, começou às 5 horas da manhã, com alvorada com foguetões e apito da Usina Municipal. Logo depois, missa em ação de graças na catedral. Ao meio-dia, salva de 21 tiros nos principais bairros da cidade. Às quatro da tarde, sessão de cinema no Olímpia, oferecida às crianças. Às seis horas, girândolas de foguetes na praça Rodrigues dos Santos, seguida de sessão comemorativa na Câmara Municipal. Concluía com festa dançante na sede da Coligação Municipalista e nos clubes Mangaratiba, no bairro da Prainha, e Águia do Mar (este, "sob a direção da dedicada madame Fuluca").

Um comentário:

Anônimo disse...

Sr Editor -
Outro dia numa de suas crônicas contando as peripécias do então garoto Dr Ronaldo e suas pescarias de aviuns, fiquei imaginando essa incrivel viagem no tempo de todos os que puderam compartilhar essas histórias.. O video tape da vida certamente dá uma guinada de 360º pois estão falando de quase 50 anos atrás e com certeza outras histórias ressurgem nesse incrivel baú que cada um carrega em sua vida ... Da mesma forma aqueles que nao puderam compartilhar , tem oportunidade através desses e de tantos outros artigos, visualizarem de forma mais abrangente histórias da cidade e seus personagens. A história de um povo. Historia de sua origem . Um povo sem memória e um povo sem história. É motivo de aplausos todos esses artigos .

Antenor Giovannini