quinta-feira, 12 de junho de 2008

Pará tem desempenho ruim no ensino básico

Apesar da educação básica pública brasileira ter superado, no ano passado, as metas de qualidade determinadas pelo governo federal, no Pará o desempenho dos estudantes caiu drasticamente. É o que revelam os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado ontem pelo Ministério da Educação. A nova média brasileira de 1ª a 4ª série, segundo o Ideb, é 4,2, numa escala de que vai de um a dez. O Pará tirou nota vermelha na avaliação e ficou abaixo da média nacional, com 3,1.
Com nota 2,7, o Pará também foi um dos dois únicos Estados - ao lado do Amapá - a não alcançar a média no nível de 5ª a 8ª série do nível fundamental, que ficou em 3,8. O Ideb obtido por alunos dessas séries no Brasil subiu 8,57% em relação a 2005. Nesse nível de ensino, a meta para 2007 já havia sido alcançada (3,5), mas agora passou também o índice previsto para 2009, que era de 3,7. O ensino médio teve a média mais baixa, de 3,5, mesmo assim igualou a meta de 2009.
Ao todo, 15 Estados e o Distrito Federal atingiram ou superaram as metas nos ensinos fundamental e médio. Onze Estados, incluindo o Pará, ficaram abaixo do esperado em pelo menos uma das etapas de ensino. Sergipe, Espírito Santo, Amazonas, Goiás, Alagoas, Rio de Janeiro, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Sul e Rio Grande do Norte não cumpriram as metas para o ensino médio. O melhor desempenho foi do Nordeste que superou as metas para 2009 em todos os níveis.
Em 2005, o Nordeste havia registrado os piores índices em todo o País. Com o lançamento do PDE (Plano de Desenvolvimento da Educação), os municípios com os piores resultados receberam prioridade no atendimento, com auxílio financeiro e técnico. Para Maria Auxiliadora Rezende, presidente do Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação), os Estados que registraram maior crescimento de 2005 para 2007 são aqueles que têm uma política contínua na área, o que significa que o bom resultado não é fruto exclusivo do PDE.
'A gente pode conseguir mudar a lógica da educação. Alguns países já fizeram isso, é preciso assegurar a continuidade de políticas públicas e o compromisso com a área', defende. Apesar dos avanços do Ideb no Nordeste, em 2007 todos os Estados da região registraram notas abaixo da média nacional (4,2 pontos) na comparação dos resultados das séries iniciais (1ª a 4ª série). Além dos nove Estados dessa região, todas as unidades federativas do Norte também registraram índices inferiores a 4,2.
(Fonte: Portal ORM)

Nenhum comentário: