quarta-feira, 18 de junho de 2008

Transamazônica comemora 10 anos de energia definitiva com Tramoeste

Paulo Leandro Leal

Em junho de 1998, foi inaugurada em Altamira, na Transamazônica, a primeira etapa do Sistema de Transmissão do Oeste do Pará (Tramoeste), marcando definitivamente a chegada da energia firme de Tucuruí na região da Transamazônica. No próximo dia 28, a população de Altamira deve reviver este momento, em um grande evento que vai comemorar os 10 anos da inauguração do linhão do Tramoeste, um projeto que mudou para melhor as cidades da região em apenas uma década.
A festa do dia 28 deve reviver a inauguração de dez anos atrás. Em 1998, foi realizada um grande evento, com a participação do então presidente da República Fernando Henrique Cardoso e do então governador Almir Gabriel, idealizadores e responsáveis pela execução do projeto. Lideranças políticas de todos os municípios e um show com a dupla sertaneja Chitãozinho e Chororó marcaram o evento. Cerca de 30 mil pessoas participaram do evento. Deste vez, a estimativa é que pelo menos 20 mil pessoas participem do evento, que vai ser organizado pela prefeitura de Altamira.
A primeira etapa do Tramoeste foi inaugurada em 1998 com a entrada em operação da linha de 230 kV entre Tucuruí e Altamira (PA). Antes da implantação do Tramoeste, a população de muitas cidades do Oeste Paraense enfrentava até 18 horas diárias de racionamento de energia elétrica. O Projeto Tramoeste foi planejado para levar a energia gerada em Tucuruí a 13 municípios da Transamazônica e a outros do Baixo Amazonas.
Foram beneficiados os municípios de Altamira, Brasil Novo, Uruará,Medicilândia, Pacajá, Placas, Vitória do Xingu, Rurópolis, Itaituba, Santarém, Anapu,Trairão, Belterra, além de dezenas de agrovilas. O Tramoeste, em primeira instância, objetivou a chegada da energia elétrica em Altamira. Na segunda etapa, o linhão do Tramoeste atingiu Rurópolis. A partir deste ponto, a energia foi capaz de ser levada a Itaituba e Santarém, acabando com o racionamento de energia nestas regiões.
O investimento foi de R$ 250 milhões para o projeto, formado por nove subestações de energia elétrica, mais de 1.000 km de linhas de transmissão, 470 km de redes de distribuição rural e 5.300 postes em redes de distribuição urbana. Uma estimativa de pessoas beneficiadas com este empreendimento fica em torno de 600 mil, somando-se as populações das cidades contempladas, de acordo com o censo demográfico de 2000, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Hoje, mais de um milhão de pessoas são beneficiadas.

Nenhum comentário: