quinta-feira, 10 de julho de 2008

O primeiro leilão de "boi pirata"

O primeiro leilão de "boi pirata", apreendido em áreas de conservação da Amazônia, será realizado pela COMPANHIA NACIONAL DE ABASTECIMENTO (CONAB) na segunda-feira (14). Os animais foram apreendidos por fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Polícia Federal em operação realizada no mês passado na área da Terra do Meio, município de Altamira, no Pará.
O preço de venda dos animais será divulgado até sexta-feira (11). Uma fonte da iniciativa privada explicou que não há muitas informações sobre o preço do boi gordo na região. Estima-se que a arroba seja vendida por cerca de R$ 76,00, livre de impostos, no Pará. Em São Paulo, uma das principais praças de comercialização do País, alguns lotes foram vendidos por até R$ 94,00 por arroba na última sexta-feira (4). No total serão oferecidos 3.500 bovinos no leilão da próxima semana, venda que foi acertada entre CONAB, Ibama e Ministério do Desenvolvimento Social. O dinheiro arrecadado será destinado ao programa Fome Zero. Esta é a primeira vez que a estatal faz um leilão desse tipo. A responsabilidade pela fiscalização e pelo processo de entrega dos animais é do Ibama.
Dinheiro vai para o Fome Zero A retirada deve ser feita pelo comprador. Pecuaristas ou frigoríficos de qualquer região do País podem participar do leilão. A única exceção é Lourival Medrado Novaes dos Santos, dono da Fazenda Lourilândia, onde os animais eram criados em área de preservação ambiental.
(Fabíola Salvador/AE)

Nenhum comentário: