terça-feira, 15 de julho de 2008

Papagaios enfeitam o céu, mas são perigo aqui na terra

Alessandra Branches
Repórter


Aparentemente inofensível à vida da população, pipas e papagaios ganham o céu azul de Santarém, divertindo meninos, jovens e adultos que não abandonam a brincadeira de criança. Entretanto, cuidados devem ser tomados para que a diversão não se transforme em tragédia em virtude de uma mistura chamada de cerol que aplicada na linha que dá impulso ao papagaio, se torna objeto cortante.
Mesmo nos céus, problemas como curtos-circuitos e acidentes com motociclistas são freqüentes. No bairro da Nova República, a fiação da concessionária de energia está tomada pelas "rabados", fios enfeitados com fitas de sacola ou de vídeo cassete que dão sustentação à pipa. Entrelaçadas nos fios condutores de energia elas provocam curtos-circuitos que queimam eletrodomésticos e ocasionam outros problemas. Entretanto, o maior problema está com os motociclistas que passam em alta velocidade pelas ruas e são surpreendidos com as linhas cortantes que ferem pescoços e causam acidentes.
Nesta semana, uma mulher morreu após ser degolada por uma linha com cerol quando trafegava pela rodovia Raposo Tavares, em Sorocaba (interior de São Paulo).
De acordo com o boletim de ocorrência, Evelin Aparecida de Araújo Sales, 23, seguia de motocicleta pela rodovia quando, por volta das 13h30, no km 97, passou pela linha. A pessoa que estava na garupa da moto percebeu que algo aconteceu porque seu capacete foi atingido por um jato de sangue.

O perigo das pipas para o sistema elétrico

Devido os preocupantes números apresentados, a Celpa orienta que os pais e a população que fiscalize esse tipo de brincadeira, considerada saudável, mas que necessita de cuidados. Com o objetivo de alertar as pessoas para a necessidade de empinar pipas distantes da rede elétrica, a empresa especifica algumas atitudes que devem ser tomadas para evitar acidentes e desligamentos no sistema. Com esses cuidados, a brincadeira fica melhor e segura para todos.

Alguns cuidados:
* Evite usar linhas metálicas ou fitas magnéticas (de vídeo, K7), que são materiais condutores de energia elétrica e podem causar acidentes;
* Evite o uso do cerol na linha; Evite empinar papagaio próximo às redes elétricas. Empine em lugares abertos como praças, parque e campos de futebol;
* Evite empinar a pipa quando estiver chovendo ou relampejando, sob risco de levar choque elétrico;
* Não suba em postes ou entre em subestações para resgatar pipas, papagaios e rabiolas, além de proibido é muito arriscado. São áreas constantemente energizadas e o perigo de acidentes com choques elétricos é muito grande;
* Não tente retirar as pipas, rabiolas e papagaios engatados na rede elétrica, pois são responsáveis por boa parte das interrupções no fornecimento de energia elétrica no mês de julho.
* O cerol, usado na linha do papagaio, pode machucar a pessoa que está brincando, ou até mesmo, cortar os cabos da rede elétrica, devido à freqüência com que a linha encerada é puxada quando engata na fiação, ocasionando a suspensão do fornecimento de energia elétrica para milhares de pessoas e, em alguns casos, até a interrupção da energia para hospitais, aeroportos e outros locais importantes que dependem da eletricidade para funcionar, colocando vidas humanas em risco.

Nenhum comentário: