sábado, 30 de agosto de 2008

Sindicato dos Policiais recorre contra “Lei da Mordaça”

No Amazônia:

O Sindicato dos Policiais Civis (Sindpol) ingressou, ontem à tarde, com um mandato de segurança contra a 'Lei da Mordaça' na 2ª Vara de Fazenda da Capital, imposta pelo Departamento de Polícia do Interior aos delegados, escrivães, investigadores e qualquer membro da Policia Civil do interior do Estado. A lei proíbe que esses funcionários públicos repassem aos jornalistas informações sobre crimes ocorridos em seus municípios.
Para Raimundo Rivas, presidente do Sindpol, 'essa lei é objeto de intimidação a todos os segmentos da Polícia Civil, tanto da capital, quanto do interior, devido à sua repercussão dentro da instituição policial'. Marco Antonio Lobato Castelo Branco é o juiz que decidirá o caso.
Rivas acredita que a 'Lei da Mordaça' serve de pretexto para camuflar os problemas existentes nas delegacias dointerior: 'Viajei por vários municípios e percebi a precariedade vivida pelos delegados e seu pessoal. Um delegado fica sobrecarregado ao ter que responder por mais de um município. Essa lei só serve para ser repassado o que convém a eles'.
O Sindpol diz os policiais realizam trabalho de interesse público, inclusive esclarecendo a população sobre o trabalho da polícia em determinada área de risco, orientando a população de certa localidade a tomarem precauções quando estiverem em um local considerado perigoso. A decisão do juiz ainda não tem data para sair, enquanto isso a 'lei' continua em vigor e a dificuldade para se obter informações do interior cresce ainda mais.

Nenhum comentário: