segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Soja é a cultura que mais sofrerá com aquecimento global

Em O Globo:

Dos problemas trazidos pelo aquecimento global, o mal-estar causado pelo calor excessivo será o menor para o Brasil. À medida que o termômetro subir, baixará a produção agrícola. Das nove principais culturas, só duas escaparão sem danos das mudanças climáticas. O maior estudo já realizado no país sobre o impacto do aquecimento global sobre a agricultura prevê perdas severas, a partir de 2020. Os cientistas estão certos de que a produção de alimentos será afetada. As perdas estimadas começam com R$ 7,4 bilhões em 2020 e podem chegar a R$ 14 bilhões, em 2070.
- A soja será a cultura que mais sofrerá e, com ela, o nosso PIB — diz Eduardo Delgado Assad, da Embrapa Informática Agropecuária, e um dos coordenadores do estudo "Aquecimento Global e Cenários Futuros da Agricultura Brasileira", que será apresentado hoje, no VII Congresso Brasileiro de Agribusiness, realizado pela Associação Brasileira de Agribusiness (ABAG), em São Paulo.
Cientistas da Embrapa e do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) da Unicamp analisaram os efeitos das mudanças climáticas sobre algodão, arroz, café, cana-de-açúcar, feijão, girassol, mandioca, milho e soja, além de pastagens e gado de corte. As culturas escolhidas representam 86,17% da área cultivada no Brasil.

Mais aqui.

Nenhum comentário: