domingo, 21 de setembro de 2008

Baleia morre no rio

No Amazônia:

Belém- O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) confirmou na manhã de ontem a morte da baleia que estava encalhada no rio Taquimboque, no distrito de Fernandes Belo, em Viseu, nordeste paraense. Há quase uma semana bombeiros, veterinários e biólogos do Ibama tentavam resgatá-la do rio. A operação de remoção do animal está prevista para esta segunda-feira (22).
De acordo com o biólogo do Ibama, Gunter Barbosa, que acompanhou toda a operação, o animal apareceu morto no rio na madrugada de ontem. 'Como já havia sido devolvida ao mar e retornou para o rio, deu sinais que estava desorientada, por isso desconfiamos que isso ia acontecer, provavelmente porque o animal já estava doente', explica o biológo.
A baleia apareceu no rio na útlima segunda-feira (15), sendo avistada por pescadores da região, que imediatamente acionaram os bombeiros.
Uma veterinária do Centro de Mamíferos Aquáticos também deve ir até o local. 'Ela vai coletar amostras para análise para descobrirmos o que causou a morte', conclui o biólogo.

-----------
Nota da redação:
Esta é a segunda baleia que morre encalhada em rios da Amazônia. A primeira foi a baleia mink, em setembro do ano passado, no rio Tapajós, que morreu após encalhar próximo à praia de Jauarituba.

Nenhum comentário: