sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Crise no setor florestal prejudica as exportações santarenas

Paulo Leandro Leal

O município de Santarém, terceiro maior do Pará em população, ocupa apenas a 10ª posição no ranking dos municípios exportadores do Estado, ficando atrás de municípios de menor expressão, como Breu Branco, Marabá e Oriximiná. A situação poderia ser melhor, se não fosse a crise vivida pelo principal setor exportador do município: o florestal. Dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic) apontam uma redução de cerca de 20% das exportações de madeira do município de Santarém nos sete primeiros meses deste ano, comparado com o mesmo período do ano passado.
A Associação das Indústrias Madeireiras de Santarém e Região (Asimas) informa que a redução das exportações é resultado da falta de matéria-prima nas indústrias, provocada pela não liberação de planos de manejo florestal suficientes para atender à demanda das empresas. Segundo a entidade, se não houver uma aceleração na liberação dos planos de manejo florestais para a região, o resultado deste ano deve ser bem pior do que o do ano passado. Muitas indústrias ainda estão paradas por falta de matéria-prima.
Santarém exportou em sete meses 48,3 milhões, pouco mais do que os 46,8 milhões exportados de janeiro a julho do ano passado, mas o suficiente para ocupar apenas a décima posição no ranking. O município perde para Parauapebas (1,7 bilhão) Barcarena (1,5 bilhão), Marabá (606 milhões), Canaã dos Carajás (344 milhões), Belém (306 milhões), Almeirim (196 milhões), Ananindeua (154 milhões), Oriximiná (117 milhões) e Breu Branco (51 milhões). No total, de janeiro a julho deste ano, o Pará exportou 5,3 bilhões de reais e teve um saldo na balança comercial de 4,8 bilhões.
O grande destaque das exportações santarenas ainda continua sendo os produtos madeiros, apesar da crise que aflige o setor. Mas a madeira vem perdendo lugar para a soja. No ano passado, por exemplo, a participação da soja nos sete primeiro meses do ano foi insignificante, mas este ano já representa 26% das exportações, um incremento de 12 milhões. Como o aumento no valor exportado foi de apenas dois milhões, conclui-se que este ano foram exportados cerca de 10 milhões a menos em madeira, uma redução bastante significativa. Se a exportação de madeira fosse mantida no ritmo do ano passado, Santarém poderia ocupar a nona posição no ranking dos municípios exportadores.

Nenhum comentário: