terça-feira, 28 de outubro de 2008

PIERCINGS E TATUAGENS PODEM TRAZER RISCOS À SAÚDE

Com a elevação das temperaturas, a preocupação com a forma física é quase inevitável. Além de aumentar a freqüência na academia, muita gente pensa em colocar piercings e tatuagens para complementar o corpo "sarado" no verão. Antes de aderir a qualquer novidade é preciso saber que esses adornos podem trazer riscos à saúde. A FDA, agência norte-americana de saúde, alerta que agulhas não higienizadas são potenciais transmissoras dos vírus da hepatite B e da Aids, que entram no corpo pela corrente sanguínea.
Fraturas de dentes, infecções, dores, mau hálito, sangramentos prolongados e ferimentos na gengiva são as complicações mais comuns decorrentes de piercings dos jovens pacientes da estomatologista Jacqueline Nagel, cirurgiã-dentista especializada em doenças de boca. "Como o piercing é um corpo estranho, a cavidade bucal se ressente desse processo invasivo, cujas conseqüências danosas não justificam nenhum fim estético ou de modismo", afirma. A maior parte dos pacientes queixosos está na faixa entre 10 a 20 anos.
A dermatologista Ana Maria Mósca, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, aconselha às pessoas que querem colocar tatuagens a procurar profissionais, que usem materiais descartáveis, como agulhas e tintas. "Em locais que usam a mesma tinta em várias pessoas, esses vírus podem ser transmitidos", revela a médica. Outra recomendação da médica é a vacinação contra a hepatite B 45 dias antes da aplicação, uma vez que não existem ainda vacinas contra a hepatite C e a Aids.

Nenhum comentário: