quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Queiroz volta a defender a criação dos estados de Carajás e do Tapajós

O deputado federal Giovanni Queiroz (PDT-PA) voltou a defender a revisão geopolítica do Pará, com a criação dos estados de Carajás, com parte das regiões sul e sudeste do território paraense, e do Tapajós, incluindo parte do oeste e do sudoeste. Segundo o parlamentar, essas novas unidades corresponderiam a 26% da Amazônia Legal.
Na avaliação do deputado, a divisão trará inúmeras vantagens para o estado, como ocorreu com Goiás, quando foi criado o Tocantins. 'Com a divisão e a criação do estado do Tocantins, o território goiano deu um salto de qualidade no seu crescimento econômico e social', ressaltou. Ele lembrou ainda que, com a iniciativa, foram resgatadas dívidas sociais de muitos anos debitadas naquela região por uma concentração de investimentos mais ao sul do estado.
Ele afirmou que a redivisão é uma estratégia nacional de desenvolvimento e segurança e ressaltou como ponto positivo a presença efetiva de um governo na região para a consolidação de políticas públicas em infra-estrutura de transportes, energia elétrica, comunicação, saúde e educação. Na opinião do parlamentar, a divisão poderá, ainda, trazer desenvolvimento para regiões hoje isoladas em razão da grande distância.

Nenhum comentário: