quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Tributo a uma pequena grande mulher

Os dois textos transcritos abaixo são de autoria de Zé Carlos Lima, presidente estadual do PV. Eles expressam, também, os meus sentimentos em relação à perda prematura de Páscoa Costa e Silva, a Pascoalita, intelectual que influenciou, além dos neo-petistas do início da década de 80, em Belém, gente como eu, que embora concordasse com suas idéias, no mérito, tinha outra visão do mundo político, condição que, mesmo afastado das lides partidárias, a mantenho até hoje.
Descanse em paz, amiga Páscoa.

Miguel Oliveira

----------

Enterrada hoje a grande Páscoa

O velório da Páscoa foi de muita emoção. Todos se comoviam com o choro sofrido de D. Flor. Era um choro de mãe e de amiga, que vinha lá do fundo d'alma e contagiava o ambiente. O lamento era acompanhado por irmãos, irmãs, sobrinhos e amigos.
O Padre Ramos celebrou um terço e uma bela Missa de Corpo presente, acompanhado com todo respeito, mesmo por aqueles que não professam a mesma fé.
Durante o ato, muitos amigos. Do Idesp, do PT, da CUT, todos reverenciavam a mulher mais guerreira da esquerda da minha época.
Na Capela, antes do corpo partir para o sepultamento, uma só e decisiva fala proferida por Rosaly Brito sintetizou tudo que todos queriam expressar.
No cemitério, sobre o túmulo, cinco coroas de flores representavam a sua vida e sua história. Uma da família, uma da CUT, uma do PT, uma do Governo do Estado e uma do Presidente Lula. Todos, de alguma forma, receberam a contribuição sincera de Páscoa Costa e Silva. Descanse em Paz!

Faleceu ontem a socióloga Páscoa Costa e Silva.

No jornal uma pequena homenagem do Governo do Estado.
Quem foi Páscoa?
Fundadora da Associação dos Sociólogos do Pará, participou de todos os momentos da formação do PT e da CUT. Redigiu documentos e organizou debates, participou ativamente da retomada da democrácia aqui no Pará.
Foi a primeira dirigente sindical do Estado a participar de um curso de formação política na antiga União Sovietica, quando retornou vei cheia de novidades, que nunca recusou em repartir com os demais.
Na minha formação e de muitos dirigentes do PT e da CUT estão as marcas dos ensinamentos de Pascoalita. Foi incentivadora da construção da Escola de Formação do Norte.
Descanse em Paz querida amiga.

Nenhum comentário: