segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Vazamento e venda clandestina de gás preocupam Bombeiros

O Corpo de Bombeiros em Santarém redobrou a fiscalização em empresas que utilizam gás amônia e sobre os revendedores de gás de cozinha que não têm registro para distribuição junto á Agência Nacional do Petróleo(ANP).
Para o major Tito Viana, comandante do 4º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar de Santarém, prevenir incêndios é tão importante quanto saber apagá-los ou mesmo saber como agir corretamente no momento em que eles ocorrem. Em grandes empresas, segundo o Corpo de Bombeiros, o mais correto inclusive é que todos os trabalhadores ou usuários da edificação coloquem em prática as normas estabelecidas sobre os cuidados preventivos e o comportamento diante do incidente, promovendo exercícios, através da simulação de incêndios.
"Esse tipo de prática contribui suficientemente para a prevenção e a segurança de todos. Mas para efetuar essa operação é necessário um fator indispensável, a existência - em perfeito estado de uso e conservação - de equipamentos destinados a combater incêndios, em caso de vazamento de gás, como aconteceu com uma empresa local, a Santarém Alimentos(Avis Pará), a solução é arejar o local", completou Tito.
Quanto as revendedores não autorizados de gás de cozinha o aviso foi dado pelo sub-tenente Nobre. "Nós já conversamos várias vezes com os donos de revendas não autorizadas de gás de cozinha para que corressem atrás dos registros com a agência responsável pela concessão de autorizações a fim de que pudessem comercializar o produto de forma legal. Contudo, poucas seguiram as nossas orientações e devido á insistência destes, a partir dos próximos meses, os comerciantes que forem pegos serão penalizados incorrendo em multas que variam de R$ 5mil a R$20mil", disse o sub-tenente Nobre do 4º Grupamento de Bombeiros Militar de Santarém, esperando apenas os materiais necessários para que vistoria seja iniciada.

Um comentário:

Anônimo disse...

Sr Editor

Como é de conhecimento há algum tempo atrás tentei de todas as formas impedir a instalação de um depósito de venda de gás em frente à minha casa e que se encontra, segundo o Código de Postura da Cidade dentro do que eles chamam de area residencial. Apesar de enviar correspondencias para todos os orgãos responsáveis como Seminf, Isam, Corpo de Bombeiros, CREA, Prefeitura de Santarém de nada adiantou. Mesmo provando que era uma area residencial apontado por um orgão da cidade e nao eu, mesmo provando o risco que não somente eu como os vizinhos corriam em caso de acidente, nada convenceu e o posto foi instalado. Se foi fechado o foi por outro motivo que nada tinha haver com localização de sua instalação.
Porém, se andarmos pela cidade iremos verificar um sem número deles instalados junto à residencias sem qualquer controle e preocupação. Se até frente ao Fórum foi concedida autorização, certamente vale para qualquer parte da cidade. Relembro que recentemente na cidade de Curitiba houve um acidente com vazamento de gás de botijão num bairro residencial causando uma série de prejuizos sem mortes. Porém, a prefeitura decidiu coloca-los todos os depositos fora dessas areas evitando-se um mal maior. Pede-se para que realmente nada ocorra, para depois a Prefeitura vir com cara lavada querer transferi-los. O alerta de há muito já foi dado e o Comdte Tito vem insistentemente trabalhando nisso sem exito, já que quem concede o alvará é a Prefeitura, portanto conivente num eventual, e que Deus nos livre, um acidente que pode ser de grandes proporções.

Antenor Giovannini