segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Gerson Peres e os temporários

O deputado Gerson Peres(PP-Pa) publicou em sua coluna dominical em O Liberal carta endereçada à governadora Ana Júlia Carepa protestando contra a substuição de servidores estaduais temporários por outros temporarios, quando deveriam ser chamados os concursados para as respectivas vagas.

"Carta a Ana

GERSON PERES

Como é difícil falar com você.
Pensei muito antes de abordar o delicado assunto das exonerações na administração ao Estado. É, na realidade, uma ação que decorre de ordem judicial, intentada pelo zelo do Ministério Público no cumprimento do art. 37 da Constituição Federal (CF), pelo qual os temporários devem ser substituídos pelos concursados.
Ficaria silencioso, cara governadora, se não me chegassem ao gabinete, na Câmara, dezenas de reclamações provando-me que a burocracia de seu governo está tirando temporários e contratando para o mesmo lugar, por prazo determinado, outros temporários.
Quero acreditar no seu desconhecimento de atos tão graves não só contra o preceito constitucional como desrespeitoso à determinação judicial, à sua própria imagem e ao que você fala e nos agrada, que seu governo é transparente, correto, operante e sem perseguição.
Creia-me que estas poucas linhas substituem o que milhares de pessoas gostariam, respeitosamente, dizer-lhe.
Acorde.
Estão demitindo temporário e para o mesmo lugar nomeando temporário. É preciso esclarecer isso, pois ante as provas que possuo, é que os atos de demissão e de nova contratação retratam, em muitos casos, o que você tanto combate e demonstra com sinceridade que abomina: a perseguição política.
Acorde.
Os que estão fazendo isso em seu governo e lhe afirmam ser seus amigos. Sim, acorde. Você não precisa mais ter inimigos. Estes que o cercam, praticando atos dessa natureza, ficariam melhor distantes de você. É deprimente. Em conta-gotas, estão fazendo esses atos, enquanto você está realizando concursos para atender ao preceito constitucional e, desse modo, ir acabando com a politicagem das perseguições.
Essa fase está sendo ultrapassada. Mande levantar os atos de demissão e contratação de temporários sobre temporários. Há fatos, governadora, em que se tira o servidor somente para perseguir por não ter seguido a orientação política das últimas eleições municipais.
Sei que é uma conversa que a irrita. Resolvi, mesmo irritando-a, escrever-lhe, respeitosamente e francamente, para pedir-lhe: não concorde com estas ações, sobretudo às vésperas do Natal e Ano-Novo!
Penso que os servidores temporários já estão conscientes e sem mágoas, para receber em seus lugares os concursados. São, porém, humilhados e injustiçados quando constatam que em seu lugar entra um novo temporário.
Cara Ana, ponha o dedo no suspiro desses tipos de ações em seu governo. Seu silêncio será doloroso.
É bom vê-la tão entusiasmada por ações superiores de trabalho e justiça social. Na realidade, os que lhe falam que ajudam seu governo neste caso solapam-lhe a credibilidade em nome da vingança furiosa pela primeira derrota. Não permita."

Gerson Peres é professor e deputado federal

Nenhum comentário: