quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Ideflor promove curso de formação para produtores rurais de Santarém

O Instituto de Desenvolvimento Florestal do Estado do Pará- Ideflor promove de 01 a 05 de dezembro, em Santarém, o Curso de Formação de Identificadores Botânicos com o objetivo de sensibilizar pequenos produtores florestais sobre a necessidade de identificar corretamente as espécies florestais nativas. O curso é realizado em parceria com a Embrapa e Museu Paraense Emílio Goeldi e atenderá 20 participantes indicados por instituições de apoio local.
Segundo Denes Barros, engenheiro florestal do Ideflor, o curso é voltado para pessoas ligadas à utilização dos recursos da biodiversidade, as que trabalham diretamente com a floresta na identificação de plantas medicinais, frutíferas e madeireiras, bem como para as que têm na floresta uma fonte de renda. "A formação e qualificação desses profissionais geram novas oportunidades de trabalho e contribui para um melhor aproveitamento dos recursos florestais", destaca Barros.
O aprendizado obtido pelos produtores poderão evitar erros comuns que acontecem por causa da identificação das plantas por nomes populares e que pode variar bastante a cada região. "Para conservar ou usar de forma sustentável os recursos da biodiversidade, é preciso conhecê-la, e para isso é necessário utilizar metodologias básicas que auxiliem na identificação das espécies botânicas", ressalta Barros.
(Fonte: Assessoria de imprensa do Ideflor)

Nenhum comentário: