quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Memória de Santarém - Lúcio Flávio Pinto

Destaques de 1964

As 16 senhoras e senhoritas de destaque em 1964, segundo o colunista social Wilson Fonna. As senhoras: Cecília Simões (que "conserva sua fisionomia" jovem, apesar de já ser mãe), Maria Nila Dias ("os seus belos vestidos são confeccionados com arte"), Edna Mariano ("elegância marcante de brasileira da paulicéia"), Gilda Cunha ("hostess de alto nível"), Anésia Lisboa ("simpatia cativante"), Socorro Lopes Lisboa ("jovem morena e bonita"), Alegria Serruya ("tipo clássico da mulher atraente"), Mercedes Melo ("destaca-se pela beleza de sua fisionomia e de seu corpo").
As senhoritas: Alvalinda Lopes (comerciária, representante do bairro da Aldeia), Maria da Graça Cardoso ("personalidade marcante"), Elsie Imbiriba Gonçalves ("cativa pela sua irradiante simpatia"), Nilsen Malheiros ("santarena de alta estirpe"), Conceição Gonçalves ("os cabelos andam sempre arrumados no jeito da Brigitte Bardot, caindo sobre a fronte"), Teresa Cristina Brandão ("ponto de referência na alta sociedade"), Ana Delfina Souza ("elegante, a beleza física não lhe importa" e Albanita Holanda Parente "Um dos tipos mais bonitos da cidade").

Nossa miss

Em 1965 Santarém apresentou, pela primeira vez, uma candidata ao concurso de Miss Pará. E Gonçala Alves Freitas podia ter sido a vencedora: conquistou o título de Miss Simpatia, que a imprensa lhe conferiu, na véspera do certame, num prenúncio do reconhecimento. As cinco mil pessoas que lotaram o Ginásio Serra Freire, do Clube do Remo, a ovacionaram. Mas as 11 pessoas que integraram o júri preferiram outra candidata, por "influências mesquinhas", o que não impediu os santarenos de se considerarem moralmente vencedores. Gonçala voltou à sua terra em triunfo.

Campanha da Tecejuta

Em 1964 a Tecejuta fez uma campanha de venda de suas ações, garantindo aos compradores em potencial que estariam realizando "um investimento altamente rendoso, como também dando o seu apoio à implantação de uma indústria que irá dar emprego especializado a centenas de operários e proporcionar novas dimensões econômicas aos municípios do Baixo-Amazonas", naquele que era "o maior investimento industrial no interior da Amazônia".

Na sessão de cinema

Wilson Fonna registrou, na "confortável sala de projeção" do Cine-Olímpia, a assistir a "maravilhosa película" Redemoinho de Paixões, dentre outros, "Aurélio (Mary Rocha) Rocha, Lourival (Tereza) Câmara, Everaldo (Marleusa) Figueira, Márlio (Socorro) Cunha, o prof. Nicolino Campos, ladeado pelas srtas. Aenne Meschede e Terezinha Corrêa, o chapa Carlos Meschede e sua linda noiva Nilsen Malheiros, acompanhada de sua genitora, Wanda Malheiros, além das senhoras Ainda Faria Campos e Maria José Gonçalves".
A programação do Olímpia para 1965 incluía a exibição dos filmes: Europa de Noite, Carícias de Luxo (com Doris Day e Cary Grant), Robin Hood, o Invencível, O Homem que Eu Devia Amar, Al Capone, Fanny, 20 quilos de Confusão (no qual Disneylândia aparecia como cenário para Tony Curtis e Suzanne Pleschette), Labirinto de Paixões (com o "astro" Rock Hudson), A Adolescente ("fortíssimo drama"), Mata Sete (com mo muito popular comediante mexicano Cantinflas), Melodia Imortal (Tyrone Power e Kim Novak deslizando ao som de belas músicas, incluindo nossa "Aquarela do Brasil", de Ary Barroso), Rastro de Ódio (com o caubói John Wayne), Safo, a Venus de Lesbos, Cerca casa de chá em Kyoto (como galã - recentemente falecido -Glenn Ford). Eichmann, o Carrasco Nazista, O Grande Circo e o 3º e último filme da série América de Noite.
Quantos desses você viu?

Nenhum comentário: