sábado, 22 de novembro de 2008

Número de empregos na Alcoa/Juruti vai diminuir em 2009

Na fase de operação da Mina de Juruti, prevista para o segundo semestre de 2009, a quantidade de empresas e trabalhadores reduzirá. Mauricio Macedo, gerente de sustentabilidade do Projeto Juruti, informou esta semana, em Santarém, que parte da mão-de-obra das empresas contratadas para a fase de implantação, poderá ser aproveitada por outras que atuarem na fase de operação. Os trabalhadores também poderão ser empregados nas obras da Agenda Positiva. Além disso, outros segmentos econômicos serão incentivados para que a mão-de-obra também seja absorvida por empreendimentos não ligados diretamente à Mina de Juruti, e a expectativa é de que outros empreendimentos no Pará e na Região Norte também empreguem os funcionários que ganharam qualificação e experiência nas construções das estruturas da Alcoa em Juruti.
Segundo Mauricio Macedo, será disponibilizado ao trabalhador um Serviço de Informações e Oportunidades, entre várias alternativas de estímulo à qualificação e à geração de emprego e renda por meio das vocações produtivas locais.
A criação de uma “Escola de Sustentabilidade”, que terá à frente o Instituto Peabiru, também faz parte das propostas de reforço às lideranças da sociedade civil organizada e do poder público para pensar e agir sustentavelmente no município de Juruti e região. O objetivo principal é formar agentes de sustentabilidade capazes de criar projetos e executar ações que proporcionem benefícios perenes ou sustentáveis. Desenvolvendo-se essa habilidade, mais instituições poderão apresentar projetos competitivos e ter acesso a financiamentos públicos e privados.
Também está prevista a viabilização de microcréditos para empreendimentos no município de Juruti. O acesso a recursos e financiamentos é tido como um gargalo para o desenvolvimento de negócios na cidade. A estratégia da Alcoa é promover o empreendedorismo local com um programa de formação, aliado à organização social e à elaboração de planos de negócios, permitindo os empreendedores a acessarem o micro crédito para desenvolver arranjos produtivos e potencialidades locais.

Nenhum comentário: