terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Demissões superam admissões em Santarém

Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) o mês de novembro deste ano fechou com saldo negativo, tanto a nível nacional, estadual e municipal. Em Santarém, foram admitidas 684 pessoas e demitidos 709 empregados, resultando em uma queda de 25 empregos. O setor que mais demitiu foi o madeireiro: 37 trabalhadores perderam o emprego.
Para o Gerente Regional do Ministério do Trabalho em Santarém, Carlos Edílson Matos, os números são reflexos da crise econômica que aflige o país e o mundo. "De uma forma ou de outra estamos vulneráveis a sofrer com a crise, e infelizmente, o saldo negativo do mês de novembro é prova disso. O normal é de que nos últimos três meses do ano, o saldo de empregos fosse positivo posto a admissão de funcionários temporários com o intuito de atender a demanda das festas de fim de ano, entretanto, alguns setores não acompanharam o ritmo e continuaram caindo, exemplo disso é o setor madeireiro que de janeiro a novembro deste ano admitiu 1.289 e demitiu 1357 empregados", contou Matos.
Os setores que ainda mantém a economia são os serviços e o comércio. Ambos continuam contratando e equilibrando os números do CAGED que antes vinham crescendo e ao longo dos últimos dois meses foi surpreendido com a crise. A nível nacional foi registrado saldo negativo de -40.821 empregos, a nível estadual -1899 empregos e a municipal -25.
Os números acima são bem diferentes daqueles registrados nos meses de agosto e setembro deste ano. As estatísticas do Cadastro Geral de Empregados e Desem-pregados (CAGED) registraram durante o mês de agosto o maior saldo de empregos com carteira assinada dos últimos quatro anos. Foram 1197 novos empregos superando o ano de 2004 que durante os meses de Janeiro a Dezembro registrou 1013 empregos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Agradeco a toda equipe do Estado do Tapajos, na pessoa do Miguel Oliveira, pelo empenho e consideracao com seus leitores, atraves do provimento da informacao e articulistas de gabarito,proporcionando aos seus leitores um jornalismo de qualidade.