terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Escavações no Baixo Amazonas

Já começaram as escavações no sítio arqueológico situado na comunidade do Pacoval, no município paraense de Prainha, no Baixo Amazonas. Coordenada pelas arqueólogas Edithe Pereira e Vera Guapindaia, do Museu Paraense Emílio Goeldi, a ação faz parte do projeto 'Pacoval do Curuá: Arqueologia, educação e turismo no interior da Amazônia', que pretende obter dados contextualizados sobre a ocupação pré-colonial dessa região, além de promover ações de incentivo à preservação do patrimônio arqueológico local.
Além de realizar a documentação arqueológica na área do 1° Distrito do Pacoval, o projeto tem o objetivo de promover ações voltadas para educação patrimonial e para o turismo com vistas a conjugar a proteção do patrimônio arqueológico com o desenvolvimento sustentável das comunidades da região. 'A pesquisa começou no final do ano passado, quando foi realizado um levantamento inicial para identificação das condições do sítio e caracterização da comunidade', explica Edithe.
Com aproximadamente 170 metros de comprimento por 100 metros de largura, o sítio está localizado às margens do rio Curuá-Una. Composta por terra preta, a área apresenta material lítico e cerâmico. 'Os vestígios cerâmicos analisados indicam possivelmente uma ocupação relacionada à Cultura Santarém', afirma a arqueóloga.
Segundo Edithe Pereira, o interesse em pesquisar essa região surgiu a partir de uma denúncia feita ao Iphan, de destruição de um sítio arqueológico situado sob a comunidade de Pacoval, em Prainha. 'Sabemos que há vários sítios de arte rupestre e de terra preta nessa região e a nossa meta é expandir esse trabalho de mapeamento para além desse sítio', informa a pesquisadora.
(Fonte: Museu Emílio Goeldi)


Nenhum comentário: