segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Candidatos para a nova batalha do Tapajós

Ronaldo Brasiliense

Procura-se um candidato no PT para disputar a nova eleição para prefeito que se prenuncia em Santarém, no Baixo Amazonas, terceiro maior colégio eleitoral do Estado. Como Maria do Carmo Martins Lima está inelegível, pensou-se em seu irmão, o deputado Carlos Martins (PT). Mas este, por ser irmão, também esta inelegível.
Conversei com três advogados especialistas em legislação eleitoral, mas não há consenso: a maioria afirma que o deputado federal Lira Maia (DEM) pode ser candidato, assim como os deputados Alexandre Von (PSDB) e Antonio Rocha (PMDB), mas, para os causídicos, todos os secretários municipais da administração de Maria do Carmo e os vereadores eleitos em outubro estão também inelegíveis.
Há, na verdade, consenso em torno de duas certezas: a primeira - o vereador José Maria Tapajós (PMDB), presidente da Câmara Municipal, que assumiu a prefeitura, é prefeito de fato - e não interino; a segunda - Maria do Carmo deve se apresentar ao trabalho, no Ministério Público, nesta segunda-feira. Se não leva falta.

Nenhum comentário: