quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Abertura de bancos as 10 horas não foi bem assimilada

Mesmo conscientes de que a mudança é um resultado natural após o encerramento do horário de verão os usuários do sistema bancário de Santarém não aprovaram a volta da abertura das agências às 10 horas da manhã. Mas os empresários locais apóiam a volta do antigo horário adotado após a unificação do fuso horário de Santarém ao de Brasília.
Enquanto os comerciantes têm mais tempo para negociações com consumidores e fornecedores, o que lhes permite planejar melhor o pagamento de títulos e faturas, os clientes de maneira geral preferem deixar da tarde livre para desenvolver outras atividades do que ter que ficar nas filas dos bancos, que agora encerram o expediente às 15 horas.
Muitos clientes que vêm do interior através dos barcos também são prejudicados com o horário, precisando ficar mais tempo na fila durante o período que antecede a abertura da agência e acabam obrigados a antecipar sua volta para as embarcações logo consigam resolver suas pendências bancárias, já que os barcos saem de Santarém geralmente por volta do meio dia.
O comércio também é prejudicado com o sistema voltando para o horário tradicional. O consumidor oriundo de outra localidade que vêm a Santarém para sacam dinheiro nas instituições bancárias acaba consumindo no comércio local e movimentando a economia de Santarém durante sua estada, mas, com o estreitamento do horário o consumidor acaba não injetando na economia local todo o seu potencial de investimento, retornando para sua casa, em alguns casos, sem conseguir comprar tudo o necessita.
"Eu gostava muito mais do horário de verão, quando a agência abria às nove horas e fechavas as duas, dava para resolver nossos problemas mais cedo e isso é bom para quem tem que trabalhar ou cuidar da vida como eu", ressalta a senhora Terezinha Reis.
Outro cliente insatisfeito com a volta do horário tradicional é o Sr. Lucival Pires, que também prefere vir até o centro comercial resolver pendências bancárias nas primeiras horas do dia: "O banco abrindo mais cedo facilita a vida do cliente e isso é bom".
"Eu estava totalmente acostumado com o horário de verão, quando as agências abriam mais cedo, eu sempre venho sacar, pagar contas e fazer algumas outras movimentações bancárias aqui no centro e prefiro que o banco abra às nove horas. O horário de abertura voltando para 10 horas dificulta muito o nosso dia", critica Elivaldo Mota.
Horário especial para os bancos durante o carnaval

Nenhum comentário: