sábado, 21 de fevereiro de 2009

Beltera é incluído em programa federal de apoio ao turismo

Da Redação:

O município de Belterra foi incluído no Programa Nacional de Desenvolvido do Turismo, o Prodetur, que é um programa criado pelo governo federal com objetivo de desenvolver o turismo como forma de melhorar a qualidade de vida da população local. O programa possibilita financiamento nos estados, através da captação de recursos junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento, o BID.
A partir da inclusão no Prodetur, os gestores do setor turístico de Belterra deverão formatar um diagnóstico das áreas turísticas selecionadas, que foram aprovadas em carta consulta envida ao BID, numa parceria como Governo do Estado, através da Paratur.
Outra conquista para o turismo de Belterra foi à validação do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável, que aconteceu durante a II Reunião do GT Prodetur, que contou com a participação de diversas secretarias de Estado que são parcerias no desenvolvimento do programa em andamento em Belterra, que são: SEDECT, SECULT, SEFA, SEOP, SETRAN, SEMA, SEDURB, SECOM, SEPLAN, SEIR, SETER e Auditoria do Estado. Além das secretarias, também participaram representantes do Mtur, que é coordenado pelo Prodetur - UCP/PA.
O valor total da Carta Consulta para o Prodetur/PA é de US$ 44 milhões, sendo, US$ 26,4 milhões do BID (fonte externa) e US$ 17,6 milhões contrapartida do Estado. Desse total, US$ 6,6 milhões serão destinados para o Pólo Belém, US$ 15,4 milhões para o Pólo Tapajós e US$ 22 milhões para o Pólo Marajó. O prazo previsto de execução total dos US$44 milhões é de quatro anos, a contar da data de assinatura do contrato de empréstimo.
Os recursos do programa serão aplicados nos seguintes componentes:
1- Estratégia do Produto Turístico: ações destinadas à qualificação de empresários, profissionais e comunidades para recepcionar o turista, melhorando a qualidade dos serviços turísticos;
2- Estratégia de Comercialização: ações de marketing voltadas para promoção e comercialização de produtos turísticos (mídia televisiva, rádio, revistas especializadas);
3- Fortalecimento Institucional: apoio à gestão turística estadual e municipal, através da aquisição de equipamentos, desenvolvimento de software, capacitação e apoio técnico;
4- Infra-estrutura e Serviços Básicos: ações de melhoria no acesso ao destino, facilitando a chegada e a permanência do turista na localidade (água, saneamento, energia, telecomunicações, saúde, segurança, postos de informações e sinalização turística);
5-Gestão Ambiental: ações destinadas à implantação de sistemas de gestão ambiental, avaliações ambientais estratégicas, estudos de impacto ambiental, planos de manejo, planos de ordenamento territorial, entre outros.

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