quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Ideflor trabalha em sistema de monitoramento para as florestas públicas estaduais

Cerca de 2 milhões e meio de hectares de florestas estaduais serão monitoradas a partir de um conjunto de ações que vem sendo discutidas e aprimoradas pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal do Pará (Ideflor), através do seu Núcleo de Monitoramento, Laboratório de Sensoriamento Remoto (LSR) e da Gerência de Outorga e Contratos.
As medidas incluem estudos dos planos de manejo desenvolvidos na região, análise da área através de imagens por satélite, além de viagens a campo.
As áreas de floresta que serão monitoradas estão localizadas no conjunto de glebas Mamuru-Arapiuns e Nova Olinda, que abrangem os municípios de Santarém, Aveiro, Juruti e Óbidos, além das glebas Joana Peres I e II, localizadas nas cidades de Portel e Bagre.
Segundo Daniel Costa, engenheiro florestal e Coordenador de Monitoramento do Ideflor, "A troca de informações entre outras instituições, como o Instituto de Terras do Pará (Iterpa) e a Secretaria de Meio Ambiente (Sema), será fundamental para a realização deste trabalho".
Futuramente, será criado o Sistema de Informação Geográfica (SIG) do Ideflor. A idéia é torná-lo acessível ao público através da internet.
(Fonte: Ideflor)

Nenhum comentário: