quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Ptran regsitra 84 mortes no trânsito de Santarém em 2008

Da Redação

No ano passado, em Santarém, oitenta e quatro pessoas perderam a vida em acidentes de trânsito. Os dados foram revelados pelo comando do Pelotão de Trânsito da Polícia Militar(Ptran). Foram registrados, ainda, 1.946 acidentes. Mais de mil pessoas sofreram escoriações por causa de acidentes, além de traumas graves.
Os acidentes envolveram 1.209 motociclistas e 476 pedestres. O Ptran informou que 352 condutores não eram habilitados a dirigir carro ou moto. Destes, 96 dos acidentes foram ocasionados por motoristas alcoolizados.
De acordo com o site Portal, das causas dos acidentes relatadas pelo Ptran estão a não habilitação por parte dos condutores, desrespeito à preferência, falta de atenção, realização de manobras irregulares, avanço de sinal e excesso de velocidade.
Dos locais citados pelo policiamento onde acontece o maior número de acidentes estão às avenidas Sérgio Henn e Borges Leal e as rodovias Curua-una, Cuiabá e Fernando Guilhon. O turno campeão em acidentes é à noite e o que menos registra acidentes é o da madrugada.
E ao contrário do que se imaginava, a maioria dos acidentes que acontecem no município envolvem condutores na faixa etária de 26 a 35 anos, seguido de 19 a 25 e por último condutores menores de 18 anos que ainda não poderiam conduzir veículos por não terem idade para dar entrada no pedido de uma CNH.
Dentre os números totais de acidentes, apenas 17,8% foram provocados por mulheres, cerca de 347 acidentes.
O Ptran aplicou 6.224 autos de infração. As causas mais comuns foram: condutores não habilitados, desobediência ao agente de trânsito, documentação vencida, falta de documentação de porte obrigatório, avanço de sinal, embriaguez, uso de aparelho celular, não uso de cinto de segurança, direção perigosa e falta de condição de trafegabilidade do veículo.
Os veículos que mais se envolvem em acidentes de trânsito são as motocicletas, veículos de passeios, caminhonetes e caminhonetas, ônibus, vans e microônibus e por último, as bicicletas.
O Ptran remeteu ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran) 1.052 carteiras de habilitação apreendidas, sendo que, 281 no ano de 2005, 304 em 2006, 221 em 2007 e 246 em 2008.

Nenhum comentário: