segunda-feira, 9 de março de 2009

Governo e oposição, desunidos, armam-se para 2010

Ronaldo Brasiliense:

Governo e oposição armam suas estratégias para as eleições de 2010 com o mesmo problema: a divisão interna. Tanto o PT, da governadora Ana Júlia Carepa, como o principal partido de oposição, o PSDB - do ex-governador Simão Jatene e dos senadores Mário Couto e Fernando Flexa Ribeiro -, enfrentam problemas internos.
Os tucanos ex-governador Simão Jatene e o senador Mario Couto – que pleiteiam disputar o governo do estado ano que vem, mas que nos bastidores andam se bicando - para o público externo, porém, mostram discurso afinado. “Quem apostar que o PSDB chegará desunido em 2010 vai perder”, aposta Couto. “Em 2010, o PSDB marchará unido”, endossa Jatene.
Falta consenso nos principais partidos com representação no estado sobre as candidaturas ao governo do estado e ao Senado. Se no PT há consenso de que Ana Júlia será candidata à reeleição, ao governo, há controvérsias sobre quem será o candidato do partido ao Senado.
O deputado federal Paulo Rocha (PT) trabalha 24 horas por dia para ser o candidato ä Câmara Alta, mas enfrenta resistências internas: o deputado Zé Geraldo teria a preferência da governadora Ana Júlia e a ex-prefeita de Santarém, Maria do Carmo Martins Lima, desempregada depois que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou o registro de sua candidatura, impedindo sua reeleição, também quer o Senado.
Paulo Rocha teria o caminho livre para se candidatar ao Senado por dominar a máquina do PT no Diretório Regional, apesar de a governadora Ana Júlia comandar outra tendência no partido, a Democracia Socialista, minoritária no estado. Ana Julia seria favorável; à candidatura de Zé Geraldo, mas o grupo de Paulo Rocha afirma que isso não passa de intriga da oposição.
Para que o quadro eleitoral de 2010 clareie há a necessidade de se saber que caminho tomarão duas peças fundamentais nesse tabuleiro eleitoral: o deputado federal Jader Barbalho (PMDB), hoje aliado do governo estadual, com cargos nas secretarias de Saúde e Obras, Detran, Junta Comercial do Pará, Adepará, Cosanpa e outros penduricalhos, mas sempre negociando com todas as partes.
“No final ano, Jader vai se aliar à reeleição da Ana Júlia com duas condições: o atual prefeito de Ananindeua, Helder Barbalho, sai candidato a vice e ele, Jader, será candidato ao Senado”, prevê o deputado federal Vic Pires Franco, presidente regional do partido Democratas (DEM), que será candidato à reeleição à Câmara. Vic, porém, antecipa: sua mulher, Valéria Pires Franco, candidata derrotada à Prefeitura de Belém, deve se lançar candidata ao Senado.
Outro candidato que mantém silêncio sobre o destino a adotar em 2010 é o prefeito de Belém, Duciomar Costa (PTB). Apesar de já ter declarado de público que ficará no comando da prefeitura de Belém até o final de seu mandato, muitos de seus principais assessores defendem que Duciomar deixe o comando da PMB em 2010 para disputar o governo do estado o Senado, abrindo caminho para que seu aliado de primeira hora, o vice-prefeito Anivaldo Valle, assuma o comando da prefeitura.
As opções são muitas, mas o jogo de xadrez da campanha de 2010 já começou a ser jogado, agora.

Nenhum comentário: