quarta-feira, 18 de março de 2009

MTur faz estudo em Santarém como destino de referência em Ecoturismo



O Ministério do Turismo escolheu o "Destino Santarém" para estudo como referência na prática de Ecoturismo no país. Englobando os municípios de Santarém e Belterra, localizados no pólo turístico do Tapajós, o chamado "Destino Santarém" foi selecionado pelo projeto Destino Referência, realizado pelo Ministério do Turismo em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, que escolheu dez localidades em diferentes segmentos turísticos.

O diagnóstico do Ecoturismo no "Destino Santarém" foi realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta), com apoio do Instituto Casa Brasil de Cultura (ICBC), Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e Prefeitura Municipal de Santarém.

O estudo constatou como principais pontos fortes do destino: a capacidade indutora do destino, a existência de áreas protegidas como as Unidades de Conservação, a beleza natural exótica e singular, a biodiversidade, o acesso multimodal (ar, terra e água), porto com capacidade para navios transatlânticos, preservação das tradições e culturas caboclas, artesanato e produtos ecológicos, a receptividade, a culinária diversificada, entre outros aspectos.

A Floresta Nacional do Tapajós, a Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns, a Vila de Alter do Chão e o Bosque Santa Lúcia, além de dezenas de comunidades ribeirinhas foram alvo do estudo e considerados importantes atrativos para o fortalecimento e acontecimento do Ecoturismo no destino. Ainda de acordo com o diagnóstico, o planejamento ecoturístico do "Destino Santarém" deve ter dois vetores fundamentais: o resgate da identidade comunitária e a estruturação da operação turística e ecoturística.

Nenhum comentário: