segunda-feira, 23 de março de 2009

Santarém sofre com a falta de água em plena época de chuvas

O Globo

BELÉM - Dez bairros da Grande Área da Nova República no município de Santarém, a 1.300 quilômetros de Belém, no Pará, estão há quase uma semana com as torneiras secas. População sofre com o descaso.
- Eu tive que comprar água. Paguei R$ 10 para encher um tanque. Quem tem poço em casa está vendendo. É um absurdo - desabafou a dona-de-casa Isabel Soares.
Em situação semelhante à de Isabel estão 30 mil famílias que há cinco dias estão tendo que improvisar para ter água em casa.
O abastecimento nos bairros foi suspenso desde que a bomba da Companhia de Saneamento do Pará quebrou. A situação não deve ser resolvida em menos de 15 dias.
O fotógrafo Roque Pereira é uma das pessoas que não depende do fornecimento feito pela Cosanpa. Ele construiu um poço no seu quintal para não ter que passar por esse tipo de situação. Agora é ele que socorre os vizinhos.
- Faço isso com satisfação. É a única opção que muitas pessoas têm. Fico feliz por poder ajudar - afirma.
A manutenção no sistema de abastecimento deve começar ainda no final de semana. Enquanto o fornecimento não é normalizado, os moradores aguardam a chegada dos carros-pipas para amenizar a escassez.

Nenhum comentário: