sexta-feira, 17 de abril de 2009

Senador paraense alerta sobre mudanças na poupança

O senador paraense Flexa Ribeiro (PSDB) alertou durante pronunciamento no Senado para os rumores de que o Governo Federal estaria estudando mudar o cálculo da rentabilidade da caderneta de poupança.

O parlamentar salientou que essa mudança atingiria em cheio os trabalhadores brasileiros que têm na caderneta de poupança a única opção de investimento.

Ele disse que o cidadão comum não tem conhecimento de outros fundos de investimento ou da carta de opções que os bancos possuem e, rendendo bem ou mal, aplica na poupança para ter seu dinheiro seguro e sem complicações.

O senador assinalou que os recentes cortes na taxa de juros beneficiaram os rendimentos da poupança que, com novos cortes, pode se tornar mais rentável que outras formas de investimento e provocar uma migração em massa dos aplicadores. Flexa Ribeiro disse que é isso que o governo quer evitar para proteger o financiamento de títulos e assegurar a arrecadação do Imposto de Renda.

'Mas, quem paga a conta? Justamente aquele trabalhador que economizou, poupou a vida toda e agora teria algum retorno com rendimento maior, verá sua expectativa cair por terra. E os primeiros beneficiados serão os banqueiros. A poupança não tem taxa de administração. Logo, é a saída mais barata e cômoda para o pequeno investidor. Aos bancos não interessa fazer novas contas de poupança. Com uma queda na rentabilidade, a poupança volta a ser apenas coadjuvante no mundo das aplicações financeiras. E os bancos voltam a ganhar mais', disse.

Um comentário:

Anônimo disse...

A poupança dos Brasileiros é coisa sagrada que deve ter segurança e rentabilidade, pois para muitas pessoas, que não são Grandes Empresários ou altos funcionários públicos com seus grandes salários e aposentadorias integrais garantidas pelo estado, essa poupança suada que para ter um pouco de segurança é depositada em renda Fixa (poupança, CDB da caixa ou Banco do Brasil.)está sendo ameaça pelo PT e o presidente LULA. Vejamos:
De vez em quando o presidente LULA afirma:- "Quem tem dinheiro sobrando que aplique em qualquer coisa e corra riscos."
- "Não é possivel que pessoas que não geram emprego possam ter lucro algum." Acho que ele pensa que todo mundo pode transforma-se em empresário.
O que podemos perceber é que o presidente LULA acha que quem tem poupança, para ele, é considerado especulador, pessoa que não gera emprego. Acho que ele quer que todo mundo que não é Grande Empresário ou alto funcionário público, que não tem emprego garantido quando fica mais velho e aposentadoria integral, não tenha o direito de fazer poupança segura sendo obrigado a arriscar seu dinheiro nos diversos fundos financeiros vendidos pelos Bancos, inclusive Bancos Federais, que não dão nenhuma segurança ao poupador (e que são chamados de aplicações no setor produtivo).
Acho que o PT e LULA não se preocupam com quem faz poupança e quer ver essas pessoas na miséria para que fiquem dependentes de programas como Bolsa Família e Bolsa escola etc, fazendo parte daqueles que passam a depender dos políticos para que eles mantenham o unico meio de sobrevivencia que lhes restou que são esses programas anteriormente citados.
Atualmento LULA e o PT só incentivam as pessoas a consumirem para aumentar o faturamento e o lucro das empresas. Não se fala em poupança. O problema é que quando vem a crise o lucro gerado pelo consumo dos trabalhadores que foi transformado em lucro de empresários e impostos do governo para, pagar altos salários de funcionarios públicos, não garantem o emprego e a vida de quem consumiu e não fez poupança ou que teve a sua poupança dilapidada pelas politicas do governo.
Quando vem a crise ,no setor público, os seus funcionários tem seus empregos garantidos até conseguem reajustes salarias. Os Grandes empresários são socorridos pelo governo. Mas...
O trabalhador do setor privado que não fez poupança ou aplicou a sua nesses fundos sugeridos pelo governo como aplicações no setor produtivo, esses ficam na miseria esquecidos por todos e se tiverem mais de 40 anos então...
A Ministra Dilma como possivel sucessora do Presidente LULA apenas dara continuidade a essa Pilitica praticada pelo PT.