sexta-feira, 15 de maio de 2009

Poupança: mais tributação para o brasileiro

Agostinho Nascimento
Agostinho@audiconstm.com.br

A ganância tributária do governo não tem limites mesmo, agora é a vez do investimento quem se pode considerar pobre. Poupar em uma caderneta de poupança, também poderá não ser um bom negócio, pois o governo sempre procura nichos de arrecadação para engordar seus cofres.

Os pobres que poupam, ou talvez até mesmo os ricos, terão que ser contribuintes também, aí se pergunta, até onde vamos com arrecadação? O governo deveria ter mais disciplina em seus gastos, pois somente com economia, com economia apenas é que se pode crescer.

A gastança desenfreada da maquina exige cada vez mais que o governo venha a público buscar mais dinheiro público para pagar suas contas.

Não basta a falta de privacidade do poupador, mas agora a tributação dos poupadores, isso pode significar uma grande evasão de dinheiro das poupanças, pois o Brasileiro já não agüenta mais pagar tanto imposto.

Ressalte-se que a poupança é um bem que deve ser declarado na declaração de bens da pessoa física, portanto lá ela, uma vez tributada fica livre da tributação, então não assiste razão para o governo em tributa-la novamente, isso é proibido pelo nosso ordenamento jurídico.

Legislar no sentido de tributar a poupança é uma afronta ao nosso Estado Democrático de direito, uma vez que a lei garante ao contribuinte pagar apenas uma vez o imposto sobre seus bens, para que os mesmos possam ficar livre da tributação, então para que tributar novamente.

O legislador, precisa ter mais sensibilidade com o contribuinte, as contas públicas precisam urgentemente serem reduzidas, pois onde não há economia há falência, quebradeira etc.

A tributação no Brasil precisa de mais disciplina, sair atirando em tudo pode não ser uma solução, mas me parece uma atitude de desespero pelo dinheiro de quem trabalha muito para poupar.


Nenhum comentário: