segunda-feira, 11 de maio de 2009

Sermões de padres dão sono

A maioria do pessoal aqui da redação do Blog do Estado não é católica, mas conversa com os católicos que vão às missas e ouve deles que os padres que celebram missa em Santarém estão mais desconectados da realidade do que a fiação elétrica das praças publicas que vivem às escuras.
Não é preciso muito esforço mental para concluir que o resultado disso tudo é a evasão nas igrejas ou o aumento dos bocejos dos assistentes.
Fazendo coro, o blogueiro Zé Carlos Lima, faz a mesmissima constatação, só que in loco, ele que é católico praticante, sob o título abaixo:

As homilias estão fracas

Faltam bons pregadores na Igreja Católica. Sou católico de frequentar as Missas aos domingos. Conciliando a agenda, vou procurando uma Igreja para minhas obrigações do Dia Santo. Por isso, já frenquentei um bocado delas aqui na Capital, em horários diferentes. Além disso, assisto, com freqüência, a Missa celebrada por Dom Luis Ferrando, Bispo de Bragança. Ele celebra sempre aos domingos, às 08:00, na Catedral de Nossa Senhora do Rosário. Acho que posso comparar as homilias e dar um teco. Que tal o Administrador Diocesano, Monsenhor Cid, mandar os Padres fazerem uma reciclagem, frequentando aulas de homiliática?
Os fieis passam a semana atribulados pelo cotidiano e aos domingos vão a Missa receber uma palavra de conforto ou de conselho baseada na Bibllia, mas ao contrário, encontram um Padre apático, fora do mundo, dizendo coisas desconectadas da realidade. Tá na hora, Padre Cid, de dar uma chacoalhada nos clérigos.
Padre Cid, não esqueça de lembrá-los que um bom sermão não precisa ser longo.

Nenhum comentário: