quarta-feira, 24 de junho de 2009

ALC: Ponto e contraponto

O post "ÁREA DE LIVRE COMÉRCIO - UMA ALTERNATIVA SUSTENTÁV...", de autoria de Olavo das Neves suscitou o seguinte comentário de Jubal Cabral Filho:

Senhor editor
Não vi, no desabafo do signatário, nenhuma preocupação com a geração de emprego nesta defesa da ALC em Santarém.
Não adianta simplesmente mostrar que o povo vai sentir os efeitos da diminuição dos preços dos produtos, se não houver povo com dinheiro para comprá-los.
A renda parece que só interessa aos empresários, neste caso.

De: Olavo das Neves

Caro Jubal,
A criação de uma ALC além de incentivar o surgimento de novas empresas e empregos especialmente no setor terciário de nossa economia, ainda contribuirá com a manutenção daqueles já existentes.
Ressalto que a ALC contribuirá também com a industrialização, pois estes gozarão de incentivos diversos como a própria aquisição de matéria prima, e como consequencia mais empregos.
Vale ressaltar que nossa cidade possui no comércio a maior geração de empregos entre todos os setores econômicos, onde qualquer benefício ali gerado terá reflexos imediatos na qualidade de vida de todos os envolvidos, inclusive nós.

Um comentário:

Anônimo disse...

Sr Editor

Temos que estar convencidos que uma ALC se torna importante porém os resultados serão obtidos ao longo do tempo. Não irá transformar a cidade da noite para o dia e nem fazer com que as admissões ocorram como num passe de mágica. Mas, entendo que o mais importante é que pelo menos há uma luz no final do túnel diferente do quadro que temos hoje em nossa cidade que é de inércia, pouco caso, desinteresse, sem qualquer objetividade e principalmente sem qualquer Planejamento. Se aparecer hoje uma empresa querendo se instalar em Stm não há nenhum plano para aloca-la seja de local próprio, com energia, com logistica, e com incentivos. Partindo desse principio, a ALC se coloca como uma esperança de alguma melhoria que se vier , virá em dosagem a médio e longo prazo. Vamos torcer para que haja interesse político para sua instalação. Já se percebe um monte de urubús rondando o ambiente procurando brecha para desestabilizar o conteúdo. Alguns urubús estão até falando e escrevendo o que nao sabem ou criando apenas o clima do contra .

Antenor Pereira Giovannini