quarta-feira, 3 de junho de 2009

Loja de secretária impede circulação de pedestres na calçada


Suzana Pinto Repórter

Os donos de uma loja recém inaugurada de revenda de telefonia de celular instalaram na calçada em frente ao prédio cinco vasos grandes com plantas. O espaço de circulação foi prejudicado e os pedestres não concordam com a posição das floreiras, instaladas no passeio da avenida São Sebastião, esquina da travessa Moraes Sarmento.

Este seria mais um exemplo de infração ao Código de Postura do Município de Santarém entre os milhares que existem na cidade se não fosse por um detalhe muito importante: a dona da loja é a secretária de infra-estrutura da prefeitura de Santarémm Alba Valéria Lima, cuja fiscalização para coibir esse tipo de irregularidade está sob responsabilidade de sua secretaria. A loja está registrada na operadora como pertencente ao marido de Valéria, Carlos Lima.

Colocar utensílios que prejudiquem a trafegabilidade de pessoas na calçada é proibida, a dona da loja é ciente disso, é uma engenheira e secretária de infra-estrutura que sabe, melhor do que ninguém, o que é certo e o que é errado na estrutura de uma cidade. Por isso, espera-se de uma autoridade que dê exemplo àquelas pessoas que pretendem agir erroneamente por desconhecerem a lei.

As pessoas que passam pelo local, que fica na São Sebastião, precisam desviar dos blocos de vasos para seguir em frente e ainda são barrados com o estacionamento de carros e motos na calçada em frente às lojas da Avenida.

O pedestre Carlos Rodrigues acha que não está certo colocar objetos que atrapalhem a passagem das pessoas nas calçadas. "As calçadas tem que ficar livres pra que as pessoas passem sem dificuldade, mas não é o que acontece, isso é em toda cidade", disse o pedestre.

A vendedora da loja afirmou que a ornamentação da loja não atrapalha a passagem das pessoas pela calçada, pois nunca ninguém entrou na loja para reclamar sobre isso. A calçada tem rampa de acessibilidade, mas a passagem de uma pessoa que utiliza a cadeira de roda não é permitida já que três peças de vasos foram colocadas na lateral dopasseio público.

A rua é uma das mais movimentadas da cidade, o transito de carros é freqüente por isso, para a seguridade das pessoas, é preciso que os pedestres andem pela calçada sem nenhum obstáculo para que elas não precisem desviar-se em direção a rua e se arrisquem por conta disso.

Pensando nesta situação, Fernanda Santos, diz que mora perto da loja e todos os dias ela precisa passar pelo local, por isso, ela concorda que no dia a dia, as pessoas têm que andar pela cidade sem ter que ser impedido por algum obstáculo. "Não está certo colocar qualquer coisa na calçada, dá pra passar, mas atrapalha quando tem muita gente que o pessoal quer passar tudo junto", disse.

Junior Araújo que passava pelo local, pensa que a principio não causa nenhum problema, basta que passe com atenção, mas lembra que em caso de pressa ou distração os objetos realmente pode ser um problema para quem passa.

Apesar de os objetos atrapalharem a passagem dos pedestres, pelo menos impede que carros e motos estacionem na calçada como se observa em outras lojas e que também tomam o lugar de quem quer passar pela calçada.

Essa dificuldade enfrentada pelos pedestres pode ser observada em muitos lugares da cidade, onde as lojas ocupam o espaço com os produtos deixando um espaço mínimo para a passagem dos pedestres que tem o direito de transitar livremente por um lugar destinado a ele.




Nenhum comentário: