sexta-feira, 31 de julho de 2009

CDP esclarece utilização de área do porto de Santarém pela Cargill

A CDP (Companhia Docas do Pará) esclarece que as áreas do porto de Santarém, denominadas 4A e 4B, atualmente cedidas mediante concessão à empresa Cargill Agrícola, e ainda não ocupadas com finalidade portuária, encontram-se à disposição do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Arquitetônico Nacional), para que sejam realizados estudos arqueológicos.

Registra ainda que não há notícia de nenhum plano de investimento imediato para estas duas áreas, e que não existe obra em andamento, e sequer projeto, para a construção de estacionamento no local. Praticamente toda a área do porto de Santarém ainda não utilizada deverá ser objeto de pesquisa, por determinação do Iphan, sem o que não será possível qualquer tipo de atividade na mesma, seja ela portuária ou recreativa, uma vez que ambas degradam o ambiente a ser estudado.

Algumas áreas serão definitivamente preservadas, como a que contém fragmentos de floresta original, e o material arqueológico resgatado deverá ser, no futuro, mantido em exposição em local apropriado na área portuária, num Museu do Sítio Portuário, integrado ao projeto de um segundo terminal a ser construído no Porto de Santarém, tendo como prioridade a recepção de passageiros regionais e de cruzeiros turísticos/internacionais.

A área 4B, localizada na esquina das avenidas Tapajós e Cuiabá, e que abrigava um dos campos de futebol utilizados pela comunidade local dentro do porto, sempre esteve na área no PDZ – Plano de Desenvolvimento e Zoneamento – do Porto de Santarém, com clara previsão de uso portuário, assim como outras áreas do Porto também utilizadas para fins recreativos no passado próximo.

Em 2008, após analisar o balanço entre potencial de uso portuário e uso social, a atual Diretoria da CDP cedeu, sem ônus para a cidade, uma área contigua à 4B para a Prefeitura de Santarém, num total de 10 mil metros quadrados e bastante arborizada, na orla da cidade e no final da avenida Tapajós, para a construção de um parque recreativo/esportivo. A prefeitura já possui dotação de R$ 800 mil para a obra, com previsão de início assim que o nível do rio baixar.

(Fonte: O Liberal)

Nenhum comentário: