segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Caso confirmado de gripe suína não deve alarmar população, diz médico

Cilícia Ferreira
Da Redação


Foi confirmado o primeiro caso da gripe influenza A(H1N1) em Santarém.
Na semana passada, uma paciente deu entrada no Hospital Regional com suspeita de estar infectada com a nova gripe, ficou internada em isolamento, fez todos os exames e hoje foi confirmada a doença.
Mas por a paciente responder bem ao tratamento e não apresentar mais sintomas da doença, ela recebeu alta no sábado e passa bem.
A moça está sendo acompanhada pelos órgãos de saúde responsáveis, seguindo todo o protocolo indicado pelo Ministério da Saúde, explica o diretor da DIVISA, Jorge Eymar.
“Não há motivos para alarde, esse vírus chegaria a Santarém mais cedo ou mais tarde, e Santarém já estava preparada para enfrentá-lo”, afirma o médico Paulo Abati.
Ainda, segundo o médico, os casos indicados a procurarem o médico são pessoas que apresentarem os seguintes sintomas: febre acima de 38° associada a cansaço (falta de ar) e tosse. Somente aqueles que apresentarem estes sintomas devem procurar uma unidade de saúde, seja pública ou particular, que será devidamente encaminhado ao Pronto Socorro Municipal e; se for constatado que não é um caso de gripe comum, será feito todo procedimento indicado para os casos suspeitos: recolhimento de material a ser analisado em Belém, no Instituto Evandro Chagas, referência no Brasil.
A confirmação do primeiro caso de gripe suína em Santarém foi feita durante entrevista coletiva dada a imprensa, nesta segunda-feira, no Hospital Regional, com a presença do secretário municipal de saúde José Antônio Rocha, do diretor da Divisão de Vigilância Sanitária (DIVISA) Jorge Eymar e dos médicos Dr.Paulo Abati(infectologista) e Dr.Ana Beatriz(diretora técnica do Hospital Regional).

Nenhum comentário: