quinta-feira, 13 de agosto de 2009

O blogueiro


Lúcio Flávio Pinto:


Os olhos de Juvêncio de Arruda continuaram semi-abertos e uma comissura nos cantos da sua boca assegurava a perenidade de uma das suas marcas registradas: a expressão de ironia e de troça. Assim ele estava no velório, como se desejasse participar intensamente da última reunião, que o tinha como motivação. Na despedida dos parentes, amigos e admiradores, a surpreendente postura do corpo, que insistia em aparentar vida, parecia uma auto-homenagem à sua curiosidade insaciável, à sua vontade de viver com toda intensidade possível. Era talvez o pressentimento de que a sua vida seria curta, como acabou sendo, encerrada de forma abrupta por um câncer, que o matou em três semanas, no mês passado.

Por circular muito pela cidade e sempre estar atrás de histórias, Juvêncio criou o blog de maior sucesso em Belém, o Quinta Emenda. Deu muitos “furos” na grande imprensa, que era também um dos seus alvos preferidos. Estimulou os posts mais interessantes dos seus leitores, que se multiplicaram como em nenhum outro sítio virtual. O Quinta Emenda acabou se tornando uma das fontes de formação de opinião, desafiando alguns poderosos da terra e criando seu próprio campo gravitacional.

Estava em pleno apogeu quando a doença feroz o ceifou. A expressão para classificar o efeito esse desaparecimento é antiga e gasta, mas exata: criou um enorme vácuo na circulação de informações e opiniões em Belém. Juvêncio, que foi intenso em vida, resistiu até o momento além da vida para sair do circuito. Assim, conquistou seu lugar cativo entre todos nós.

Nenhum comentário: