segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Projeto devolve 850 mil filhotes de quelônios aos rios da Amazônia

O projeto Pé-de-Pincha*, que busca a conservação de espécies de quelônios da Amazônia - como a tartaruga, o tracajá e o pitiú –, contabiliza mais de 850 mil filhotes devolvidos aos rios da região.
O projeto teve início em 1999, em Terra Santa. “A demanda surgiu de uma comunidade do município, que queria saber como fazer para proteger os quelônios que estavam acabando na área deles. Essa comunidade repassou o que aprendeu e outras comunidades quiseram fazer parte do projeto também. Assim fomos ampliando bastante nossa área de atuação. Num segundo momento, chegamos ao município de Oriximiná com o apoio da MRN”, explica Paulo César Andrade, professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Juntamente com o Ibama, a Ufam forma a coordenação do Pé de Pincha que, atualmente, é desenvolvido em nove municípios nos estados do Pará e Amazonas, totalizando a participação de 88 comunidades. A MRN apóia o projeto nas comunidades das cidades de Oriximiná e Terra Santa, assim como as prefeituras municipais.

(Fonte: MRN)


Leia mais aqui.

Nenhum comentário: