quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Celpa nos mata aos poucos

Ivair Chaves
Produtor rural e empresário


Quem de Santarém ou comunidades deste Município ainda não sentiu na pele os problemas ou prejuízos causados pela Celpa que nos atire a primeira pedra. Já ouvi diversas vezes pela imprensa geral reclamações ou pedidos de solução com referência ao péssimo e desalmado atendimento pela Celpa.
No final da semana passada lemos no em O Estado do Tapajós e Tribuna e outros órgão de imprensa reclamação quanto o atendimento e prejuízos em todos os seguimentos da sociedade causados pela Celpa principalmente por constante desligamento.
No meu entender acho demais paciência dos prejudicados que arcam com os prejuízos sem ter a quem reclamar, já temos até empresários colocando motores próprios para amenizar seus prejuízos e quem não têm condições tem que depender da fornecedora de energia com o péssimo atendimento.
No último dia 26/09 decidi, mesmo sabendo que não teria sucesso, mas tentei até por ser sábado, e fiz uma ligação no 0800910196 para reclamar das contas com UC: 3526569 e 80794240, a primeira de uma chácara e a segunda na fazenda com as seguintes medições com média de 12 meses 190kw e veio só em outubro 871 kWh, a segunda média158 e veio em outubro374kwh todas sem qualquer aumento de consumo.
Iniciei a ligação as 08h20min e fiquei até as 09:42 o protocolo de uma das ligações é: 18562848 após 1:22min desliguei, pois era telefone comercial e estava ocupando a linha, não fosse isso gostaria de ir até o final, (embora já sabendo que não teria solução, pois já tentei outras vezes). E, também não ter ouvido para agüentar a seguinte gravação: Não desligue sua ligação é muito importante para nós e continua: a rede celpa atua no comércio de energia atendendo 34% do território nacional servindo 15 milhões de usuários 578 municípios 7 estados inclusive o Pará e é uma dos maiores grupo privados do país.
Escutar isto 01h22 min é ter muito saco e ainda mais, propaganda verdadeiramente enganosa, que fere e subestima os direitos do consumidor e aí perguntamos: _ Cadê os meios competentes para defender os direitos dos pagadores que seriam o motivo de todo êxito aquela propaganda? Se atrasarmos o pagamento do consumo, pagamos multa, juros diários, temos o nome apontado no órgão de crédito SPC e SERASA e mais, o corte automático da energia. Como é que pode ter direito só para um lado?
Diz um ditado antigo e popular: “Se a carga colocada no casuar do burro não for igual à parte menor será muito prejudicada e até destruída”. Quantos consumidores de todas as classes e comunidades já foram prejudicados sem ter como ser ouvido nas suas reclamações? Eu que fiquei 01h22min não agüentei e não tive êxito imagine quem não tem este meio e tempo para escutar essa propaganda enganosa.
E ainda até quando irá esta situação sem uma explicação que convensa a população prejudicada? A meu ver precisamos somar empresários, produtores, estudantes, comerciários, associações de classe. Apesar do empenho da ACES, referente o assunto, falta a voz das associações de bairro, imprensa que é muito importante políticos e autoridades, em fim toda a população em geral, já vimos isso por diversas vezes que sem pressão não temos solução.

Um comentário:

Anônimo disse...

Sr Editor

Permita repicar nota exposta no Jornal da Tarde de São Paulo de hoje sobre assunto igual:

Anote


O fornecimento de energia elétrica é essencial e, portanto, não pode ser interrompido em razão de débito do consumidor. Além disso, não é permitida a inscrição em cadastro de devedores por dívida ainda discutida na Justiça. O entendimento é da 21ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS).

Creio que isso já faria com que essa empresa de fornecimento já comecer a pensar duas vezes antes de cortar e principalmente colocar no Serasa quem está em atraso .

Antenor Pereira Giovannini