sábado, 31 de outubro de 2009

Corpo de um dos desaparecidos no acidente com avião da FAB é encontrado


Seis sobreviventes de acidente aéreo no Amazonas voltam para casa. Foto: Divulgação.

Equipes de busca entraram na aeronave C-98 Caravan da FAB e encontraram o corpo do funcionário da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), João de Abreu Filho, nesta tarde. O avião está submerso no igarapé Jacurapá, no Amazonas. O suboficial Marcelo Santos Dias continua desaparecido. Por isso, as buscas permanecem.

Segundo a Aeronáutica, a aeronave foi encontrada a aproximadamente 6 metros de profundidade. Ela também está a 6 metros da margem do rio. A distância entre o local onde foram encontrados nove sobreviventes e a região em que a carcaça foi localizada é de 370 metros.

Agora, 15 militares da FAB, seis do Exército Brasileiro, dois da Marinha e dois bombeiros de Cruzeiro do Sul (AC) estão nas buscas. Índios da tribo Marubo ajudam nas operações, que continuam durante a noite. Helicópteros da FAB fazem o transporte de material e militares até a região onde foi aberta uma clareira.

Correnteza teria levado suboficial e técnico

De acordo com os sobreviventes do acidente aéreo do C-98 Caravan da Força Aérea Brasileira (FAB) , no Rio Jacurapá, no Acre, o suboficial Marcelo dos Santos Dias foi arrastado pela correnteza, assim como o avião. O mecânico teria se cansado, depois de ter ajudado os sobreviventes, e teria sido levado pela água dentro da aeronave. O técnico da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), João Abreu Filho, teria reagido ao acidente tarde demais para sair do avião.

Sobreviventes vão para casa

Seis sobreviventes do acidente aéreo no Amazonas, funcionários da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), embarcaram, na manhã deste sábado, em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) com destino a Tabatinga. De lá, eles seguem para o município de Atalaia do Norte, onde moram.

Antes de embarcar, a sobrevivente Maria das Graças disse que o momento era de felicidade e de tristeza. "Ficamos felizes porque vamos encontrar nossos parentes, mas também ficamos tristes porque alguns familiares que não vão encontrar os deles". Ela afirmou ainda que mesmo após o acidente, continuará no trabalho de atendimento à saúde indígena na Amazônia.

Outra sobrevivente, Josiléia Vanessa, que está grávida, apenas agradeceu e disse que estava bem. "Estamos todos bem e precisamos de um tempo para a gente agora. Obrigada por todos que torceram pela gente", disse na saída do hospital em Cruzeiro do Sul (AC).

* Com informações da Agência Brasil e do Globo

Nenhum comentário: