terça-feira, 6 de outubro de 2009

Há divergências profundas na concepção da UFOPA

Um grupo de entidades da sociedade civil liderado pelo padre Edilberto Sena deixou claro hoje, durante sessão especial da Câmara de Vereadores, que ouviu as explicações da comissão de implantação da nova universidade federal, cuja criação foi aprovada hoje pelo Senado Federal, que não há consenso quanto à concepção institucional da UFOPA.
Segundo Edilberto, a sociedade não participou da formulação dos objetivos da UFOPA. " O que houve foi apenas um diálogo de surdos. Só tivemos oportunidade de ouvir as explicações. Nenhuma sugestão nos foi pedida. Quando nos chamam para discutir a implantação da UFOPA, a universidade já está até criada", reclamou.
O grupo de entidades que compareceu à Câmara apresentou uma proposta alternativa de implantação da UFOPA. A crítica incial é de que a instituição já "nasce velha", uma vez que, segundo Laurimárcio Figueira, aluno de direito da UFPA, a UFOPA é apenas a junção de estrutura física da UFPA e da UFRA. "O Programa Reuni, do MEC, já prevê que as novas universidades federais tem que aproveitar o que já existe de estrutura física", criticou.
Para as entidades, a nova universidade, pela concepção do MEC, vai reproduzir o modelo de formação de mão-de-0bra para grandes projetos minerais e agroflorestais da região. "Queremos uma universidade amazônica na sua essência, que seja um meio de difundir tecnologia sem esquecer o conhecimento empírico de nossa população", afirmou Figueira.
As críticas mais contundentes à estrutura da futura universidade vão desde a proposta de forma de ingreso na insitutição, pelo Enem, até a ausência de cursos como Medicina e Turismo e a presença de cursos na área tecnológica.

Um comentário:

Anônimo disse...

Depois de uma longa busca na internet, páginas e páginas de mentiras e omissões achei seu blog que procura colocar todos os fatos sobre a Criação da UFOPA, principalmente os fatos esquecidos propositalmente pelo governo e pela Comissão de Implantação, parabenizo o jornal por isso.