terça-feira, 13 de outubro de 2009

Pecuarista premiado

Lúcio Flávio Pinto

Por ser “incansável”, Gastão Carvalho Filho foi escolhido pecuarista do ano pela Associação Rural de Pecuária do Pará e Federação da Agricultura do Estado. No anúncio em que a escolha foi comunicada ao público, as duas entidades admitem não saber “porque demorou tanto tempo para premiarmos um criador incansavelmente bom assim”.

É verdade. Gastão faz jus à honraria por sua atividade pioneira na criação de gado, pelos avanços tecnológicos que incorporou, por sua ousadia e por dois traços raros entre os fazendeiros e empresários em geral no Pará. Em primeiro lugar, a preocupação com o que vai além do seu negócio: com a cultura, com a educação e o modo de vida da população. Gastão foi um dos imigrantes que mais se “aparaensou” dentre os empresários que aqui se estabeleceram.

Em segundo lugar, por sua tolerância ao debate. Ciente de que a pecuária é tema controverso numa região dominada pela floresta, ele nunca fugiu ao debate, nem o travou com ranços de intolerância e dogmatismo dominantes no segmento. Comportou-se sempre com cavalheirismo e civilidade. Para os que não integram o mundo da pecuária (e, pelo contrário, o contestam), essas características são mais elogiáveis do que a capacidade de Gastão de nunca desistir de seus objetivos, recomeçando com energia, mesmo depois de um grande tombo.

Um comentário:

R. Sampaio disse...

Mais do que merecido.Justo!
Congratulo o amigo Gastao.