segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Senado realiza Painel sobre a UFOPA em Santarém

A Comissão de Educação (CE) do Senado Federal aprovou a realização, em Santarém, de um Painel sobre a criação da Universidade do Oeste do Pará (UFOPA). O Painel acontecerá na próxima segunda-feira, 5 de outubro, às 9 horas, no auditório do Campus da Universidade Federal do Pará (UFPA), na Avenida Marechal Rondon. O evento vai reunir parlamentares do Senado Federal, membros da comissão de implantação da UFOPA, autoridades da região, lideranças empresariais, representantes dos movimentos sociais e população interessada.

O objetivo do Painel é esclarecer aos participantes do evento sobre a proposta do Projeto de Lei que dispõe sobre a criação da nova universidade, sua tramitação e os possíveis prazos, até a sanção do Presidente da República. A Universidade nasce incorporando os quadros de pessoal docente e técnicos administrativos, e o patrimônio dos campi da UFPA (Universidade Federal do Pará) e da UFRA (Universidade Federal Rural da Amazônia).

Na avaliação do presidente da Comissão de Implantação da UFOPA, Professor Seixas Lourenço, o Painel é de grande relevância, uma vez que o Projeto de Lei foi aprovado recentemente pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. Portanto, a população terá mais uma oportunidade de conhecer a proposta acadêmica, em fase de construção, antes da aprovação na Comissão de Educação, também do Senado.

Está previsto que a sede da UFOPA, em Santarém e nos seis campi a serem instalados nos municípios, iniciarão suas atividades em 2010, com aproximadamente, 216 professores da carreira de magistério superior e 266 servidores técnicos administrativos, incluídos os existentes nos campi das Universidades Federais citadas e os que serão admitidos por concursos públicos.

Nenhum comentário: