segunda-feira, 19 de outubro de 2009

UFOPA segue para sanção do presidente da república

O Projeto de Lei que autoriza a criação da Universidade Federal do Oeste do Pará foi lido nesta segunda (19) no plenário do Senado Federal. Como não houve recurso questionando a criação da UFOPA nos cinco dias úteis da semana passada o PL foi protocolado ás 14h46 na Presidência da República para a sanção do presidente Lula.

A nova universidade terá sede no município de Santarém e campi avançados nas cidades de Itaituba, Juriti, Oriximiná, Alenquer, Óbidos e Monte Alegre, além de postos avançados em outras localidades.

A Ufopa será a primeira universidade pública criada com sede no interior da Amazônia, e vai beneficiar um milhão de pessoas em 18 municípios. A universidade, localizada no "coração da Amazônia", servirá para a integração da região e para o desenvolvimento de políticas de uso sustentável e preservação dos recursos naturais.

A nova universidade será criada com o desmembramento de unidades das Universidades Federal do Pará (UFPA) e Federal Rural da Amazônia (Ufra). Os trabalhos serão iniciados com 76 docentes e mais de 1.400 estudantes.

“Chegamos ao fim da grande luta. A Ufopa é uma realidade, parabéns ao Oeste do Pará, aos 18 municípios beneficiados e parabéns ao Pará” disse o relator da matéria senador paraense Flexa Ribeiro (PSDB).

Nenhum comentário: