segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Governadora defende hidrelétrica com desenvolvimento sustentável


A governadora do Pará, Ana Júlia Carepa, diz que a construção da Hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu, tem o apoio de seu governo, acompanhada de um projeto de desenvolvimento sustentável para a região e com respeito às populações tradicionais e indígenas. Ana Júlia participou do 1º Fórum Regional de Desenvolvimento Econômico e Sócio-Ambiental da Transamazônica e Xingu, realizado em Altamira, dias 27 e 28.

Ana Júlia explicou que os impactos ambientais causados pela usina serão mitigados com ações compensatórias realizadas pelo empreendedor e que a obra não vai repetir erros do passado. Ana Júlia lembrou após a construção da Hidrelétrica de Turucuí as cidades da região continuaram sem energia. “Isso não vai se repetir, pois consegui junto ao presidente Lula a garantia que Belo Monte, depois de pronta, destinará 20% de toda a energia produzida para o Pará", afirmou a governadora.

A governadora garantiu que a energia de Belo Monte é crucial para a verticalização da cadeia do alumínio. "Hoje, a bauxita extraída de Juruti, aqui na região oeste do Estado, é enviada para o Maranhão para ser transformada em alumínio, um produto de maior valor agregado. Ou seja, os maranhenses ganham mais dinheiro às nossas custas", disse.

Acompanharam a governadora diversos secretários de Estado, como o Chefe da Casa Civil, Cláudio Puty, o secretário de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia, Maurílio Monteiro, a secretária de Desenvolvimento Urbano e Regional, Suely Oliveira, a secretária de Educação, Socorro Coelho, o prefeito de Anapu e presidente do consórcio Belo Monte, Francisco de Assis, o Chiquinho do PT, o deputado federal Zé Geraldo, o deputado estadual Aírton Faleiro, além de lideranças locais, prefeitos e vereadores.

Nenhum comentário: