quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Mineradora apóia exposição e curso de modelagem em Juruti

"Inspiração do passado para as mãos do presente". Esse foi o título de uma exposição de peças de cerâmica realizada na Comunidade São Paulo, zona rural do município de Juruti, no Oeste do Estado. As peças expostas foram inspiradas nos achados arqueológicos da região, resgatando a cultura de antigos moradores locais.

Além da exposição foi realizado um curso de modelagem de cerâmica com a participação de 32 moradores da própria localidade juntamente com as comunidades Santo Antônio e Nova Esperança, entre os dias 19 de Outubro e 4 de Novembro.


Os achados arqueológicos de Juruti foram descobertos há sete anos. Durante os Estudos de Impacto Ambiental da Mina de Juruti, entre os anos 2002 e 2003, foram identificados 13 sítios arqueológicos em áreas de influência indireta da Mina de Juruti, o que requereu estudos sistemáticos. Já na prospecção arqueológica intensiva, entre 2005 e 2006, foram identificados outros 70 sítios.


O curso de modelagem e a exposição fazem parte das ações do Programa de Educação Patrimonial, um dos 35 Planos de Controle Ambiental da Mina de Juruti, executados como requisito legal para operação do empreendimento da Alcoa na região.

Nenhum comentário: