terça-feira, 24 de novembro de 2009

UFPA anula questãode Geografia

Após notícias e comentários que rolaram no Twitter, nesta terça-feira (24), sobre o possível vazamento da prova da primeira fase do PSS (Processo Seletivo Seriado), a Universidade Federal do Pará negou o fato e afirmou que não vai anular o vestibular.Segundo conversas publicadas no site de relacionamento, pessoas teriam tido acesso, previamente, à prova de geografia do PSS e teriam constatado que uma questão possuía enunciado e alternativas iguais. Mas a UFPA negou a informação.

Segundo a assessoria da instituição, não houve vazamento. Foi constatada apenas que a questão era semelhante com uma prova utilizada em um vestibular na Bahia, em 2007, e por isso, a diretoria do Centro de Processos Seletivos achou melhor anular a questão.

O item anulado foi o de número 19. O gabarito da primeira fase já foi retificado no site do Ceps (www.ceps.ufpa.br). Todos os candidatos receberão a pontuação referente ao quesito anulado.

De acordo com a diretora do Centro de Processos Seletivos da UFPA, Marilucia Oliveira, a Universidade tem um compromisso moral de prezar pelo ineditismo das questões de seu vestibular. Embora não haja nenhuma obrigatoriedade legal para que as questões de vestibulares sejam inéditas, a anulação foi decidida pela UFPA, por mérito de lisura. 'Nós temos um controle de qualidade e um padrão mínimo que não admite questões repetidas em nossas provas. Por isso, após ter sido detectada a proximidade da questão com a da prova de outra instituição, achamos ético anulá-la', afirmou Marilucia.

Recursos - Os candidatos que realizaram a prova no último domingo (22) tiveram até às 14h30 de hoje para interporem recursos no Centro de Processos Seletivos. O gabarito definitivo da prova será disponibilizado a partir da quarta-feira (25). A previsão é de que o resultado final dos aprovados saia, no máximo, em dez dias. (Portal ORM)

2 comentários:

Júnior Sousa disse...

A Questão 20 que eles deveriam anular, não anularam!

A china não fica no sudeste asiático.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sueste_asi%C3%A1tico

Junior Pedrosa disse...

A UFPA anulou todas as de geografia!