terça-feira, 1 de dezembro de 2009

UFPA inicia investigação

No AMAZÔNIA:

A Universidade Federal do Pará (UFPA) instalou, ontem, a comissão criada para investigar a conduta dos professores elaboradores da prova de geografia do Processo Seletivo Seriado 2010 (PSS). A comissão terá até 60 dias para apontar a responsabilidade pelas questões clonadas que fizeram com que a instituição anulasse toda a prova da disciplina.
A comissão é formada por dois professores da UFPA com titulação de doutorado, indicados na sexta-feira, 27, pela Comissão Permanente de Processos Seletivos (Coperpes). Ontem, eles abriram a sindicância que poderá resultar em um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) contra a banca elaboradora.
Segundo as informações da assessoria da instituição, o prazo para a conclusão da investigação é de 30 dias, a contar de ontem, renováveis por mais 30. Durante esse período, serão ouvidas testemunhas e analisados documentos, mas tudo em sigilo.
Conforme a assessoria, caso a sindicância aponte para um PAD, os responsáveis poderão sofrer punições que vão da suspensão até demissão.
A sindicância foi aberta após a constatação de que três das cinco questões de geografia do PSS 2010 eram iguais ou muito semelhantes às encontradas em uma apostila de um cursinho de Belém ou em outros processos seletivos, como o da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
O reitor da UFPA, Carlos Maneschy, disse que todos os professores contratados para a elaboração das provas se comprometeram a apresentar questões inéditas. Houve, então, uma quebra do contrato.
A banca elaboradora da prova de geografia é composta por três professores da própria UFPA. Segundo Maneschy, não há um grupo fixo de professores elaboradores, mas todos os que participaram do PSS 2010 acumulam experiência na elaboração de outros processos seletivos realizados pela instituição.
Ontem, a universidade anulou mais uma questão da primeira fase do PSS 2010. Foi a de número 24 da prova de física. A assessoria informa que a anulação não tem a ver com plágio ou suspeita de fraude, e sim com a utilização de uma palavra que tornou a questão incorreta.
Vestibulinho - A UFPA divulgou ontem o gabarito e a prova do Processo Seletivo Externo, o vestibulinho. Os materiais podem ser acessados no site www.ceps.ufpa.br. O resultado do exame realizado no domingo, 29, deverá sair dentro de 15 dias.

Nenhum comentário: