quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

UFPA marca prova do PSS para 10 de janeiro. Data vale para UFOPA

No AMAZÔNIA:

A Comissão Permanente de Processos Seletivos da Universidade Federal do Pará (Coperps) divulgou ontem o novo calendário do Processo Seletivo Seriado 2010 (PSS). A segunda etapa da seleção de candidatos indígenas, que seria no próximo domingo, também foi adiada e ocorrerá no mesmo dia da segunda fase do concurso, em janeiro. As novas datas não interferirão no calendário de aulas da instituição. As informações são da Assessoria de Comunicação da UFPA.
A primeira fase do PSS será no dia 10 de janeiro. O segundo dia de provas está marcado para 24 de janeiro e a última prova será no dia 11 de fevereiro. A previsão é de que a lista de aprovados seja divulgada por volta do dia 27 de fevereiro. Os últimos dias do mês de dezembro serão dedicados à negociação de espaços para a realização das provas e para a organização do concurso. O edital do certame com todas as retificações será publicado no site do Centro de Processos Seletivos da UFPA (CEPS) até a próxima sexta-feira, 11.
Marlene Freitas, coordenadora da Coperps e pró-reitora de ensino de graduação da universidade, explica que a realização da terceira fase num dia útil, uma quinta-feira, é uma exceção necessária para que o calendário acadêmico de 2010 seja mantido e para que as aulas para os veteranos se iniciem no dia 1º de março. 'Com os feriados de carnaval, se a última etapa do concurso acontecesse um pouco antes ou depois do dia 11 de fevereiro os prazos para execução do processo seletivo e para a matrícula dos calouros poderiam ser prejudicados', justificou ela, segundo a assessoria.
Após a divulgação do resultado, os calouros precisam ser registrados como alunos da universidade, por meio da habilitação ao vinculo institucional e, ainda, devem ser matriculados em suas faculdades específicas. Todo este processo deve ocorrer entre os dias 3 e 12 de março. 'Por este motivo, oficialmente, as aulas para os calouros se iniciam no dia 15 de março. Antes deste prazo, estarão acontecendo na universidade a tradicional semana do calouro e os novos universitários já estarão participando dela', disse a pró-reitora.
A Coperps informou, ainda, que todas as questões das três fases do concurso serão refeitas e que as bancas elaboradoras de prova serão revistas, porém não necessariamente substituídas. A única exceção é a banca de geografia, cujos antigos professores foram afastados e novos docentes foram nomeados no final de novembro. As sindicâncias internas que apuram os problemas da primeira fase do seletivo estão em andamento, bem como as apurações pela Polícia Federal.
Do total de 50.436 candidatos inscritos no Processo, 47.707 estão aptos para participar da primeira fase do concurso. Com a anulação da primeira prova aplicada, mesmo os 3.256 estudantes que faltaram no dia 22 de novembro poderão participar do PSS.
Indígenas - A seleção de candidatos indígenas ocorrerá paralelamente ao PSS 2010. A primeira fase, baseada na análise de documentos, como o histórico escolar e comprovante de pertencimento a etnias indígenas, já foi concluída. A segunda etapa do concurso é composta por uma redação e será no dia 24 de janeiro. A última etapa será uma entrevista individual com os candidatos no mês de fevereiro.

Nenhum comentário: