terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Ideflor discute manejo florestal no Baixo Amazonas

Divulgar os benefícios do manejo florestal sustentável é o objetivo dos técnicos do Ideflor que de amanhã, 24, até o dia 27 estarão em Santarém, Juruti e Aveiro, na região do Baixo Amazonas, para uma série de reuniões com representantes do poder público, do setor empresarial, além lideranças de movimentos sociais e comunitárias. “A intenção é discutir como podemos potencializar algumas modalidades do manejo florestal, como o reflorestamento, a concessão florestal e o manejo florestal comunitário já que a região tem potencial para isso”, informa Carlos Augusto Ramos, diretor de Gestão de Floresta Públicas do Ideflor.

A primeira reunião será realizada na Secretaria de Agricultura de Santarém, às 9 horas, do dia 24. No dia seguinte, de 10h às 13h, os técnicos estarão na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais – STTR de Juruti. E no dia 27, a reunião será em Aveiro, na sede do STTR, de 10h às 13h. “Vamos aproveitar para agendar a realização de oficinas sobre o manejo florestal”, antecipou Ramos.

Os moradores da região ainda vão conhecer as ações do Ideflor nas áreas do extrativismo e do reflorestamento. Em Santarém, o Ideflor já faz ações de fomento à cooperativa da borracha. No mês de março, o governo do estado vai liberar R$ 89 mil para a realização do Estudo de Viabilidade Econômica da Cadeia da Borracha. O estudo vai apontar a demanda e capacidade de produção da usina de borracha do município. “A partir dessas informações vamos saber como podemos potencializar a cadeia local”, explica o coordenador de extrativismo do Ideflor, Antônio Nascimento.

Outra ação que vai beneficiar os extrativistas da região é a compra de uma prensa para a extração de óleo de andiroba, no valor de R$ 15 mil e que vai beneficiar a comunidade Cristalina, em Aveiro. “Também vamos falar de outras ações que podem ser feitas dentro do Programa Extrativismo Vivo”, informa Nascimento.
(Fonte: Ascom Ideflor)

Nenhum comentário: