quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Lota e Lotinha condenados a quase 30 anos de prisão

O Tribunal do Júri acabou há poucos minutos. Os sete jurados, por maioria de votos, deram o veredicto pela condenação dos réus Elciclei Viana (Lota) e Rafael Viana (Lotinha), acusados da morte do jovem José Rubinei Oliveira e da tentativa de morte de Elvis Monteiro, crimes ocorridos no bairro do Maracanã, na virada de ano de 2005 para 2006. Lota e Lotinha, juntamente com outros elementos da gangue do Maracanã, encontraram-se com um grupo de jovens pertencentes à gangue do Seringal e invadiram a casa onde estes comemoravam o Ano Novo. Com paus e terçados, atingiram as duas vítimas, sendo que uma delas apenas desmaiou e acabou sendo poupada da morte. Já Rubinei Oliveira foi retalhado com terçadadas, inclusive tendo uma de suas mãos decepada.

A defesa dos drs. Edernilson Nascimento (defensor público) e Cláudio Araújo Furtado (advogado) apresentou a tese de Negativa de Autoria, já que os réus sempre negaram que estivessem no local, mas as testemunhas ouvidas, em sua maioria, afirmaram que os dois lideraram o ataque à casa onde os adversários se encontravam.

Após o veredicto, o juiz Rômulo Nogueira de Brito aplicou a pena para os dois crimes em 29 anos e 2 meses de reclusão em regime fechado. A defesa anunciou que vai recorrer da sentença. Lota e Lotinha, que estão presos desde o início do processo, não poderão recorrer em liberdade, até porque já são condenados por outro processo da 6ª Vara, com a pena de 13 anos e 9 meses, que se encontra em grau de recurso no TJE.

A temporada de júri dá uma pausa para a semana do Carnaval e retorna dia 25 de fevereiro com mais um julgamento, desta feita do lavrador Jocélio Sabino da Silva, que se encontra preso sob a acusação de ter matado Honorato Caetano de Assunção, na comunidade de Poço Branco, região do Cipoal.
(Com informações de Jota Ninos)

Nenhum comentário: