domingo, 21 de fevereiro de 2010

Neuton Miranda, gerente regional do GRPU, morre em Belterra

Meuton Miranda, gerente regional da Gerência de Patrimônio da União(GRPU) no Pará, morreu esta madrugada, no interior do hotel onde se hospedou em Belterra, após presidir, sábado, solenidade de devolução das terras da União aquele município.

A mais provável causa da morte de Neuton Miranda seria infarto fulminante do miocárdio.

-----
Atualização as 9h56:

Neuton Miranda se tratava de um câncer na próstata.
Ontem à noite, gripado, foi acometido de forte pneumonia.
O gerente do GRPU chegou ainda ser levado com vida ao hospital municipal, mas faleceu no inteiror da ambulância da prefeitura de Belterra.
O corpo está sendo embalsamado em uma funerária de Santarém e será levado para Belém, ainda hoje de manhã, em avião do governo do estado.

-----
Atualização as 10h52, com informações do Portal ORM:

O corpo do superintendente chega em Belém no início da tarde deste domingo (21), em um avião do Governo do Estado, e segue para a capela da Beneficente Portuguesa, onde será velado. Amanhã, o velório continua na Alepa (Assembleia Legislativa do Pará). O enterro deve acontecer somente na terça-feira (22), porque a família aguarda a chegada da filha dele, Janaína Miranda, que mora em Londres.
Histórico - Neuton Miranda Sobrinho nasceu em Marabá, era casado com a professora Leila Mourão e tinha uma filha, Janaína. Iniciou sua vida política em Belo Horizonte e, por determinação do partido, retornou ao Pará nos anos 80. Foi militante político desde 1968, atuou no movimento estudantil, era filiado ao PC do B (Partido Comunista do Brasil) há 38 anos e presidente do partido no Pará.

Foi diretor da UNE (União Nacional dos Estudantes), foi jubilado da Universidade pela Ditadura Militar através do Decreto 477, que expulsava o aluno das universidades brasileiras e os proibia de estudar por três anos em quaisquer uma delas. Estava a frente da Superintendência do Patrimônio da União do Pará há cerca de cinco anos.

Foi deputado estadual, Presidente da Cohab e Secretário Municipal de Habitação.

3 comentários:

Unknown disse...

Estamos de luto. Perdemos o amigo, o mestre, o companheiro, o revolucionário do nosso projeto de titulação da população ribeirinha. Sei que, nesse momento, nos, superintendentes do patrimônio da Uniao, em todo o Brasil, estamos no Para, de coração, junto ao Lelio e ao Rogerio (MG), chorando a perda do nosso querido Neuton.
Evangelina de Almeida Pinho
Superintendente do Patrimonio da Uniao em Sao Paulo

Manoel Paiva disse...

É lamentável, fica dificil, acreditar que isso é verdade.Estivemos na sexta - feira dia 19 de fevereiro de 2010,na Ilha Trambióca onde foram entregues 406 títulos de Autorização de Uso da Terra.Podemos perceber no rosto das pessoas a felicidade pela obtenção do documento.
Naquele momento Neuton,apresentava o Lélio como seu substituto nesse trabalho,Apresentou a Leila Marcia como a mais recente integrante da equipe de levantamento para novos títulos.Apresentou o Paiva como pessoa de mobilização junto as comunidades,Juntamente com o Orizon.
Na volta pro porto das balças,podiamos ver o contentamento do Dr Neuton Miranda e de toda a equipe.
Só uma coisa pode justificar essa perda,um chamado de Deus para ser seu assessor no céu.Que Deus possa confortar os corações de seus familiares e amigos. Aqui na terra, você Neuton foi incansável agora descance em PAZ AO LADO DE DEUS.
Manoel Maria de Morais Paiva.
Engenheiro Ambiental.
Presidente do PCdoB- Diretório de Barcarena.
21/02/2010.

Anônimo disse...

NEUTON MIRANDA: O sábio incansável

Todos choramos a partida de Neuton, que revolucionou a história de 155 anos da SPU.

Neuton,enquanto Superintendente do Patrimônio da União, junto com seu substituto, Lélio, e toda equipe da SPU/PA estão a frente do "Projeto Nossa Várzea: Cidadania e Sustentabilidade na Amazônia Brasileira", que levou o Presidente Lula ao Marajó e que hoje ampliamos para toda Amazônia, e junto com Ana Júlia, a frente do maior programa de regularização fundiária urbana em terrenos da União no Brasil.

Com o Neuton, o Estado Brasileiro se tornou mais democrático, mais republicano, mais amazônico. A nós cabe a missão de honrar e multiplicar o exemplo.

Toda solidariedade à família em nome da Leila, e aos servidores da SPU/PA.

Todos rumo ao Pará para homenagear nosso amigo, mestre,companheiro e revolucionário.

Patrícia Cardoso
Coordenadora da Amazônia Legal
SPU/MP